Há 20 anos, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Novo, do bairro Carneiros de Lajeado, era chamada de Escola Junto à Fates. Isso porque o educandário iniciou as atividades no prédio 3 da Univates.
Em 2004, a escola foi transferida para um prédio próprio, na rua Sabiá, onde continua até hoje.
Há 20 anos, o gatinho e a gatinha da Emef eram Diego Felipe Johann e Camila Lauseen Junges.
Agricultor recebia multa por corte de figueira
O Batalhão de Polícia Ambiental autuava um agricultor de Forquetinha por cortar uma figueira centenária na sua propriedade. A árvore era protegida por lei, por isso, o corte foi considerado crime ambiental e gerou uma multa de R$ 7,5 mil para o produtor.
Além disso, o agricultor responderia a um processo no Ministério Público e deveria prestar serviços comunitários. Conforme reportagem da época, era uma figueira centenária com mais de 30 metros de altura. A árvore seria transformada em lenha para secar o fumo da propriedade. Depois da autuação, a madeira foi destinada à fabricação de móveis para entidades carentes.
Há 50 anos…
Museu de Arte Didacta em Lajeado
Uma exposição de arte ocorria no pavilhão do Grupo Escolar Fernandes Vieira, em Lajeado. A solenidade de abertura da mostra teve a presença do prefeito de Lajeado, Alípio Hüffner, do bispo diocesano Dom Alberto Etges e das professoras Maria Ofélia Moesch e Ruth Hubert, responsáveis pela 3ª Coordenadoria Regional de Educação.
Ao todo, o chamado museu tinha 70 quadros e 20 esculturas e ficaria em Lajeado por algumas semanas para a visitação de escolas e comunidade no geral. As obras eram reproduções de peças famosas, entre elas, “A Última Ceia”, de Salvador Dalí.
Hoje é
- Dia Nacional do Cerrado
- Dia do Árbitro Esportivo
Santo do dia: São João Gabriel Perboyre