O Shopping Lajeado recebe no próximo fim de semana, de 13 a 15, mais uma edição da Exposição de Orquídeas. Serão centenas de plantas das mais diversas espécies expostas para visitação e venda. O evento contará com mais de 100 colecionadores de diversas partes do estado. Além da exposição, seis produtores oferecerão plantas para venda.
Conforme o vice-presidente da Associação de Orquidófilos, Edson de Brito, o evento abre na sexta, a partir das 9h para venda das plantas e a para visitação das espécies colecionadas, a partir das 18h. Já no sábado, das 10h às 12h30min, ocorre o julgamento da exposição.
Associação de Orquidófilos
São cerca de 20 associados que participam da associação. Durante encontros técnicos oferecem dicas de cultivo, troca de experiência e de mudas. “Quem do Vale do Taquari queira participar desses encontros, podem entrar em contato e aprofundar informações acerca do cultivo de orquídeas.”
Brito é colecionador há mais de 32 anos e possui mais de mil espécies. “Sou agricultor, vivo da agricultura, mas as orquídeas são meu hobby, uma terapia. Outras pessoas se dedicam exclusivamente à venda e produção de orquídeas, fazem feiras em diversos locais do estado.”
A família das orquídeas
São mais de 35 mil espécies naturais de tamanhos inimagináveis. “Algumas com flores menores da cabeça de um alfinete, outras bem maiores. Plantas com tamanhos em centímetros até metros. Espécies para ambientes internos como aquelas que preferem climas mais frios, úmidos e chuvosos.”
A Cattleya intermedia, por exemplo, é uma espécie nativa dos estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. “A grande concentração é nos banhados do RS, nas árvores. Ela gosta da umidade ambiente e é de fácil de cultivo.”
Segredos para duração
Segundo Brito, o tempo de vida de uma planta é indeterminado. Alguns cuidados podem prolongar a durabilidade como, a água que deve ser dada quando a raiz estiver seca. “Em função da diversidade, tem plantas que se adaptam muito bem em apartamentos, em janelas iluminadas, outras já preferem o clima mais frio. O segredo para a preservação da flor é não deixar pegar água na parte superior da planta, especialmente na flor. Molhar somente a parte das raízes”.
Programação
Para visitação
- Sexta-feira, 13, das 18h às 22h
- Sábado, 14, das 12h30 às 22h
- Domingo, 15, das 8h às 17h
Para venda
- Sexta, 13, a partir das 9h às 22h
- Sábado, 14, das 9h às 22h
- Domingo, 15, das 8h às 17h
Acompanhe a entrevista na íntegra