Atenção ao setor primário, desenvolvimento e atração de novas empresas ao município e investimentos na saúde. Temas que pautaram o debate entre os dois candidatos a prefeito de Forquetinha. Os planos de governo dos dois oponentes foram destrinchados e confrontados durante cerca de uma hora na tarde de ontem, 9.
O encontro, promovido no estúdio da Rádio A Hora, em Lajeado, foi dividido em cinco blocos e possibilitou espaço igual aos dois candidatos. Marcelo Schmitz (PL) e Vianei Noll (PP) debateram em um bom nível e, em determinados momentos, as discussões foram propositivas, mas também não deixaram de trocar farpas.
Noll lidera chapa que representa o grupo responsável por administrar Forquetinha há quase duas décadas e tem o apoio da Federação PSDB/Cidadania. Schmitz, por outro lado, concorre a prefeito pela quarta eleição consecutiva. Nas três disputas anteriores, estava no antigo PTB (atual PRD). Ele é apoiado pelo MDB, único partido a vencer uma eleição na cidade além do PP.
Esse é o oitavo de uma série de encontros com candidatos aos executivos municipais que o A Hora promove ao longo das próximas semanas. Ao todo, são mais de 40 debates previstos conforme cronograma divulgado pela emissora. Também estão previstas entrevistas com os postulantes a prefeito nas cidades mais populosas, além de pesquisas de intenção de voto.
Forquetinha foi impactada pelas enxurradas e enchente de maio, prejudicando não só o setor agrícola, mas também a infraestrutura urbana, como pontes e estradas. Quais são suas propostas para ajudar os agricultores a se recuperarem dos prejuízos e como o senhor pretende conduzir obras de reconstrução das áreas urbanas e rurais, garantindo o restabelecimento de pontes e melhorias necessárias para prevenir futuros danos?
VEJA O QUE DISSERAM
- DINHEIRO PÚBLICO
“Quando o assunto é recorrente, por várias etapas, é porque precisa de esclarecimentos. Já passaram mais de R$ 700 mil para festas e eventos. É dinheiro público, merece ter explicação da prefeitura ao povo. Isso foi parar no Ministério Público” – Marcelo Schmitz (PL)
“Uma coisa que prezo na minha vida é transparência. Sempre fui uma pessoa que trabalhou pelo correto, então posso dizer aqui que vamos trabalhar com transparência pública. Se tiver algo de errado nas prestações, o Ministério Público vai apontar”. – Vianei Noll (PP)
- ATRAÇÃO DE EMPRESAS
“Se estivesse tudo bem, hoje estaria batendo palmas e não seria opositor. Mas como o PP está há 20 anos no governo e nossa cidade não cresce, me coloco a disposição. Embora exista área industrial, nada foi feito. Vamos manter diálogo com as empresas já existentes e definir um plano de ação para trazer novos empreendimentos”. – Marcelo Schmitz (PL)
“A questão de reativar o distrito industrial é algo que nós também propomos. Todo prefeito deve trabalhar e investir para trazer novas empresas. Mas antes, temos quer valorizar as que já estão conosco, mesmo Forquetinha estando a 15 minutos de Lajeado. Precisamos investir nelas para que possam gerar cada vez mais emprego e renda”. – Vianei Noll (PP)
- SAÚDE
“O atendimento em saúde é bom e sempre esteve bom, mas muita coisa pode ser melhorada. E esse dinheiro que veio para a saúde, neste último ano, foi tirado da agricultura. Então há muita preocupação se o serviço vai seguir da mesma forma. E por que só no último ano o governo resolve fazer as cirurgias? Tem gente esperando há tanto tempo e aí só no último ano que se faz isso”. – Marcelo Schmitz (PL)
“A nossa saúde é referência em toda a região e nos sentimos muito orgulhosos disso. É uma das áreas que as pessoas mais elogiam e ela será prioridade na nossa gestão. O que precisar, nós vamos mudar. Temos hoje o Cras, que é um prédio com diversas atividades para as pessoas na assistência social, e o complexo vida saudável, com academia e salas de musculação”. – Vianei Noll (PP)
- AGRICULTURA
“Em outras épocas, éramos muito mais fortes. Queremos atacar muito em projetos de diversificação. Estamos mapeando isso, buscando os interessados para criarmos nosso plano de ação, apoiar nossos integrados e incentivar a produção de silagem. E lembro aqui, em 24 anos de município, não tínhamos uma escavadeira hidráulica. Nosso partido, através de emenda parlamentar, conseguiu”. – Marcelo Schmitz (PL)
“Meus pais são agricultores e sei o quão difícil é a vida no campo. Temos propostas concretas para o setor, como investir pesado na aquisição de máquinas e equipamentos, criar um polo técnico agrícola, unindo educação com agricultura, e apoiar todos os agricultores na confecção da silagem. Além disso, vamos incentivar as nossas agroindústrias e promover cursos e seminários com a Emater”. – Vianei Noll (PP)