120 anos do Colégio Martin Luther

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

120 anos do Colégio Martin Luther

A história do CML começou junto à Comunidade Evangélica de Estrela, que criou a Escola Paroquial Evangélica ainda no século XIX. Os primeiros documentos citam o dia 10 de setembro de 1904 como a fundação oficial da escola, ligada à Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Estrela.

Foi na antiga Casa Paroquial, ao lado da igreja, na rua Pinheiro Machado, que as aulas do primário iniciaram em 1906. Dez anos depois, em 1916, estavam matriculados 26 meninos e 15 meninas.

A antiga Casa Paroquial, ao lado da Igreja Evangélica, que servia de escola até a transferência para a estrutura no bairro Oriental

Mais tarde, em 1949, foi fundada a Sociedade Evangélica Educacional Estrela (SEEE), que tinha como presidente o Dr. Ito João Snel. A partir daí iniciaram as tratativas para a construção de uma estrutura maior para a escola. A obra, no alto do bairro Oriental, teve início em 1952, quando o Curso Ginasial (hoje ensino médio) também passou a ser oferecido. Foi nesse período que a escola recebeu o nome de Ginásio Martin Luther.

A construção completa do colégio anos, mas as aulas já eram ministradas antes mesmo da obra ser concluída. Por isso, em 1955, iniciou o Curso Normal, ou Curso de Formação de Professores Primários, e em 1956 os alunos do primário já foram transferidos para a estrutura no bairro Oriental.

colégio ainda em construção, em 1960. Na parte finalizada, já funcionava o ginásio e o curso normal

Ainda nos anos 1950 iniciaram as tratativas para o estabelecimento de um internato junto à escola. O feminino foi estabelecido numa parte do prédio do colégio, já o internato masculino foi construído na rua Nilo Peçanha, prédio que hoje abriga o CML Júnior.

O internato masculino começou a funcionar em 1957 e o antigo prédio, hoje, abriga o CML Júnior

Há 20 anos Projeto de robótica no Ceat

O Colégio Evangélico Alberto Torres desenvolvia um projeto de robótica para os estudantes do ensino médio, o primeiro desse tipo no Vale do Taquari. O projeto, conduzido por Matheus Ohsi, integrava alunos dos três anos do ensino médio e ensinava sobre o manuseio de sistemas mecânicos, elétricos e eletrônicos.

Na primeira parte, os alunos construíam em Lego o modelo do projeto e programavam no computador as ações do objeto. Na segunda etapa, os estudantes usavam sucata de computadores, impressoras e scanners para montar o projeto oficial.

 

  • Hoje é:
    Dia do Gordo
    Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
  • Santo do dia:
    São Nicolau Tolentin

Acompanhe
nossas
redes sociais