Bom Retiro do Sul é palco da terceira etapa do Circuito dos Vales/Omega Construtora, na manhã deste domingo, 8. Após 6 anos, o evento esportivo retornou a cidade e reune mais de 1,6 mil atletas, inscritos em quatro modalidades: corridas de 3, 5 e 10 quilômetros; caminhada de 3 e 5 quilômetros; ciclismo com trajeto único de 40 quilômetros e corrida kids de 500 metros e 1 quilômetro. A largada ocorreu no Parque Pôr do Sol.

Foto: Gabriel Santos
No dia em que completou 75 anos, Lígia Santos participa da corrida dos 5km. “Tenho muita força de vontade, energia e incentivo da família. Tudo isso me ajuda muito”, conta entusiasmada. A corredora também revela que para competir procura cuidar da alimentação. “Faço tudo que é bom para obter qualidade de vida”.
Para ela, o segredo para chegar aos 75 anos com longevidade é a autoconfiança. “Tenho muita fé e autoestima. Tenho convicção do otimismo e do que é bom. E claro, não desanimo fácil. Sigo em frente buscando sempre o que é melhor”.
Amor pelo ciclismo
Marco Antônio Larger, 65, saiu de Candelária para participar da competição. A motivação veio da paixão pelo ciclismo, esporte que pratica há três anos. “Treinamos todos os finais de semana e sempre tentamos sair para participar de eventos na região e fora do Vale”.
Os ciclistas são os primeiros a dar a largada na competição, às 7h30min. Nesta edição, o trajeto único tem 40km. “É uma prova desafiadora, sabemos que o circuito tem elevações graves, mas estamos preparados. Viemos para participar, não competir”.

Diana Carvalho e Marco Antônio Larger participaram da prova de ciclismo. (Foto: Zique Neitzke)
Evento que cresce
Coordenador de prova e organizador do evento, Miguel Lucian revela ser gratificante ver a evolução do Circuito dos Vales. Em 2018, quando Bom Retiro do Sul recebeu pela primeira vez a competição, havia 300 inscritos.
“O desafio é muito diferente, isso impacta até mesmo na questão do trajeto. Mas é gratificante ver o crescimento e o impacto que temos hoje. É um desafio enorme, mas a realização de entregar um evento deste porte é maior ainda”.
O Circuito dos Vales / Omega Construtora tem o patrocínio de Mega Compra, Imec Supermercados, Óticas Carol, Unimed VTRP, Unimagem, Uninter, Brasrede e Água da Pedra. Apoio de Divine, Bruxel, Importados da Laura, Valecross e Ponto da Bike Sports.