Evento retorna a Bom Retiro do Sul após seis anos

CIRCUITO DOS VALES/OMEGA CONSTRUTORA

Evento retorna a Bom Retiro do Sul após seis anos

Cidade recebe mais de 1,6 mil atletas na terceira etapa do evento. Largada será no Parque Pôr do Sol

Evento retorna a Bom Retiro do Sul após seis anos
Etapa anterior foi em Teutônia onde também houve recorde de participantes. (Foto: ARQUIVO)
Bom Retiro do Sul

Um dos maiores eventos de corrida de rua do interior do Rio Grande do Sul, o Circuito dos Vales/Omega Construtora dá continuidade a temporada neste domingo, 8. A partir das 6h30min, ocorre a terceira etapa em Bom Retiro do Sul. Mais de 1,6 mil participantes estão inscritos nas quatro modalidades: corridas de 3, 5 e 10 quilômetros; caminhada de 3 e 5 quilômetros; ciclismo com trajeto único de 40 quilômetros e corrida kids de 500 metros e 1 quilômetro.

Entre as histórias inspiradoras do Circuito está a de Jurema Ferreira Frohlich, 80, que participa da corrida de 3 quilômetros. Moradora de Bom Retiro do Sul, ela começou a correr há seis anos e conta que a atividade física tem sido essencial para a disposição diária. “Gosto de fazer cedo, porque o meu dia fica bem mais tranquilo para as atividades diárias, inclusive com mais vontade de correr”, brinca Jurema.

Para ela, participar do evento na cidade natal tem um significado especial: “Me sinto feliz por estar correndo no meu município, pois aqui posso incentivar mais pessoas do meu convívio a praticar atividade física.”

O orgulho de ver a vitalidade e o entusiasmo de Jurema é compartilhado pela filha, Fabi Frohlich Pazuch, que se emociona ao falar sobre o exemplo da mãe. “Ver a mãe, com seus 80 anos, correndo e me convidando a treinar é gratificante. Ela me inspira. Só posso agradecer a Deus pela saúde dela. Ela é um exemplo, não só para mim e nossa família, mas para todas as pessoas que a veem muitas vezes sozinha pelas ruas da cidade treinando. Ela é a prova de que a atividade física deixa as pessoas mais felizes”, celebra Fabi.

Além de histórias como a de Jurema, o evento conta com a participação da equipe Santiago Running, que nasceu dentro do próprio circuito, como conta Juliano Santiago, um dos fundadores. Ele lembra com emoção o início da equipe em 2018, durante uma edição do Circuito dos Vales, quando a então pequena equipe de nove pessoas cresceu para mais de 40 integrantes em homenagem a um dos amigos, Henrique. Desde então, a Santiago Running não parou de crescer.

Jurema Ferreira Frohlich, 80, e Lígia Pedroso dos Santos, 74, são referências para os mais jovens em Bom Retiro do Sul. (Foto: KARINE PINHEIRO)

“É uma emoção muito grande estarmos retornando com uma etapa do circuito para Bom Retiro do Sul. Ver o crescimento da equipe nesses seis anos é a confirmação de que estamos no caminho certo, incentivando as pessoas a praticarem atividade física”, celebra Juliano. Segundo ele, a equipe está preparando uma grande festa para celebrar o retorno à cidade e promete surpresas para os seus membros durante a prova.

A relação entre o Circuito dos Vales e a equipe Santiago Running é de profunda parceria e evolução conjunta. Juliano ressalta como ambos cresceram juntos ao longo dos anos: “Nós nascemos dentro do circuito e fomos crescendo com ele. Hoje, mesmo participando de eventos em nível nacional e internacional, continuamos a apoiar o Circuito dos Vales, que se tornou um evento de grande porte no estado. Nossa equipe tem sido a maior nos últimos cinco anos, e essa parceria só fortalece o evento”.

Retorno após seis anos

Deivid Tirp, organizador do Circuito dos Vales, destaca que o retorno para Bom Retiro do Sul é uma forma de retribuir o carinho que a cidade tem pelo evento. “Hoje, a grande maioria dos participantes é do município, então será bacana eles disputarem uma competição no local onde treinam.”

Bom Retiro do Sul substitui a prova que estava prevista para ocorrer em Marques de Souza, mas que foi transferida em virtude da cheia de maio.

Cita que além da prova, a etapa do Circuito dos Vales/Omega Construtora conta com o projeto Cultura em Movimento, com atrações locais para o palco do CV e entrada gratuita. Outro destaque fica por conta das dez ativações de patrocinadores durante o evento.

Trajeto

Promovido desde 2015, o evento é o maior circuito de corrida de rua do Vale do Taquari e um dos maiores do interior do estado. A largada para as provas de corrida 3, 5 e 10 km, caminhada 3 e 5 km inicia no Parque Pôr do Sol, os atletas seguem na Rua Pinheiro Machado até Rua Alvaro Haubert, quando os atletas dos três quilômetros retornam. Já os do cinco quilômetros seguem até Mathias Vicente Diedrich, dobram na Rua Osvaldo Aranha retornando até o ponto de chegada. Já os 10 km, fazem o mesmo trajeto dos 5km, porém, ao chegar na Rua Pinheiro Machado, dobram a esquerda. O retorno é nas proximidades com o entroncamento com a Rua Adolino Leonhardt.

No ciclismo, o trajeto de 28 quilômetros passará por diversos pontos da cidade e culmina no Cerro dos Gomes, um dos locais mais bonitos da cidade. Inclusive, no topo do Cerro será servido um café da manhã.

Retirada dos kits

A retirada de kits ocorre no sábado, 7, na Mega Compra de Lajeado, entre 9h e 16h. No dia do evento, ocorre das 6h30min às 7h15min. Outras informações podem ser obtidas na página do Circuito dos Vales no Instagram @circuito_dos_vales

O Circuito dos Vales conta com o patrocínio de Omega Construtora, Mega Compra, Do Estoque, Imec, Uninter, Unimagem, Brasred, Unimed e Óticas Carol. O apoio é de Divine Chocolates, Padaria Bruxel e Importados da Laura.

Projeto “Cultura em Movimento” no Circuito dos Vales 2024

O Projeto “Cultura em Movimento” no Circuito dos Vales 2024 apresenta diversas atrações artísticas ao longo do ano. A Orquestra Bom Retiro do Sul fará apresentação gratuita para quem estiver presente no Parque Pôr do Sol, a partir das 8h45min.

O projeto cultural conta com o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, mais o patrocínio de Girando Sol, Fasa, Metanox, Goemil e Baldo. É uma realização do Jornal A Hora e do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.

O projeto valoriza e apoia a música como linguagem e prática artística, e incentiva as manifestações culturais do Estado. Para isso, traz grandes representantes do cenário cultural gaúcho, na área da música, e ocorre sempre em espaços públicos.

Acompanhe
nossas
redes sociais