A Univates anunciou recentemente o lançamento de um novo programa de bolsas de estudo que visa proporcionar oportunidades para novos estudantes ingressarem em cursos de graduação presenciais. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso ao ensino superior e é direcionada principalmente para alunos oriundos de escolas públicas ou estudantes que completaram o ensino médio em escolas privadas com 100% de bolsa, além de atender critérios socioeconômicos de até um 1,5 salário mínimo.
O programa oferece 125 bolsas de estudo, com início de até 80% de desconto nas mensalidades, que se estende com descontos ao longo de dois anos. Este apoio financeiro é voltado para cursos presenciais, com exceção dos cursos de medicina e licenciatura, que possuem programas específicos. Conforme a professora, Fernanda Storck Pinheiro e o coordenador de marketing da Univates, Daniel Wallerius, o programa surge da necessidade de muitas famílias que desejam uma capacitação superior, mas enfrentam barreiras financeiras.
Com uma duração de dois anos, o programa proporciona tempo suficiente para que os candidatos se organizem e busquem oportunidades de trabalho. Durante esse período, os beneficiários terão o apoio completo da rede de carreiras da Univates, que auxiliará na preparação para o mercado de trabalho. “Estamos preocupados em contemplar todas as áreas oferecidas pela instituição e ajudar os estudantes a se desenvolverem profissionalmente”.
Processo de seleção e inscrições
Para concorrer a uma bolsa, os candidatos devem utilizar a nota do Enem, que desde 2009 é a base para a seleção de egressos ao ensino superior na Univates. As inscrições para o programa estão abertas até janeiro de 2025 e podem ser feitas pelo site da Univates/Vestibular. “Além disso, os contemplados com as bolsas terão a opção de buscar novos financiamentos para acelerar a conclusão de sua formação após o término do programa”.
Bolsa provão e novidades no curso de medicina
A introdução da “Bolsa Provão”, destinada aos candidatos que obtiverem o melhor desempenho em uma prova presencial. “Sentimos a necessidade de reintroduzir um momento cultural importante após a pandemia. As oito melhores notas no provão receberão o primeiro semestre gratuito, exceto para o curso de Medicina”, afirma Fernanda. As inscrições para o Provão são gratuitas e seguem até 21 de outubro, com a prova marcada para 27 de outubro e resultados divulgados até 4 de novembro.
Investimentos no curso de medicina e novas iniciativas em Saúde
A Univates também está investindo significativamente na área da saúde. Está em andamento a construção de um hub de saúde no prédio 16, com financiamento do Finep, que incluirá um hospital de simulação. “Esta reforma visa melhorar a infraestrutura para os cursos de saúde, incluindo a residência médica em pediatria, em parceria com o Hospital Bruno Born, e uma residência multidisciplinar em saúde mental, em colaboração com o Hospital de Arroio do Meio”.
A iniciativa da Univates representa um passo importante para garantir que mais estudantes tenham acesso ao ensino superior e se preparem adequadamente para o mercado de trabalho, além de reforçar o compromisso com a excelência na formação em áreas essenciais como a saúde.
Acompanhe a entrevista na íntegra