Candidatos a prefeita e vice da coligação “Pra frente Lajeado”, Gláucia Schumacher (PP) e Guilherme Cé (Novo) abriram ontem, 4, a série de encontros promovidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) com os postulantes ao governo municipal. Em pouco mais de uma hora, detalharam propostas e responderam perguntas de associados à entidade.
No “Café com Candidatos”, Gláucia e Cé ouviram questionamentos de empreendedores e lojistas sobre ações para apoio ao comércio local. Uma delas diz respeito ao futuro da rua Júlio de Castilhos, considerada o “shopping a céu aberto” da cidade. A ideia, conforme a candidata do PP, é retomar o projeto de requalificação da via, elaborado durante a atual gestão.
“Tínhamos avançado bastante, mas travamos na questão da fiação subterrânea, que era um pedido de muitos comerciantes. Tentamos incluí-la na PPP (da iluminação pública) e não conseguimos. Depois, tivemos as enchentes. Agora, buscamos retomar o projeto e chegar a um consenso”, reforça Gláucia.
Apesar dos pedidos, ela admite ser “muito difícil” viabilizar a substituição da fiação aérea, sobretudo após as cheias. Porém, acredita ser possível executar um bom projeto, que vai de acordo com o desejo de não abandonar o Centro Histórico.
Gláucia e Cé também garantiram que outras vias do Centro, com grande concentração de comerciantes, não serão deixadas de lado. Mas pediu envolvimento dos lojistas durante períodos como o Natal. “Temos que incentivá-lo a decorar sua vitrine. O ideal seria decorarmos todas as ruas, mas o custo seria muito alto”.
Projetos “macro”
Durante parte da conversa, a dupla também abordou os chamados “macrocompromissos”da gestão, caso eleitos. Entre eles, os cuidados com a cidade. Gláucia diz “sentir falta” de um departamento específico para serviços urbanos, que tenha atuação mais resolutiva.
“Tivemos muitos acertos, mas há coisas a serem corrigidas. Queremos trazer esse cuidado para a cidade toda. Não é só plantar flores, é fazer um canteiro direito, ter uma rua pavimentada, ter placas de sinalização instaladas corretamente”.
Diálogo
Assunto debatido há anos na cidade, a presença de ambulantes nas ruas não passou batido na conversa. E este, segundo Gláucia, é um tema, no momento, “sem resposta ou solução” e pretende abrir diálogo com empresários, lojistas e entidades para encontrar uma saída.
Cé observa que seria necessário amplo apoio da sociedade para retirá-los das vias. “Caso contrário, a ideia não vai prosperar”.
Situações como saída de empresas para cidades vizinhas, falta de mão de obra e gargalos do trânsito também foram abordados nos questionamentos aos candidatos.
PRÓXIMAS REUNIÕES
- 11 de setembro
Carlos Ranzi (MDB)
e Márcio Dal Cin (MDB)
Coligação “Olhos
no futuro, mãos à obra” - 18 de setembro
Sérgio Kniphoff (PT)
e Mateus Selke (PDT)
Coligação “Lajeado pode mais”