Gláucia e Cé planejam retomar projeto de reestruturação da Júlio

CAFÉ COM CANDIDATOS

Gláucia e Cé planejam retomar projeto de reestruturação da Júlio

Principal via comercial do Centro foi um dos temas abordados durante encontro com lojistas na manhã de ontem, na CDL. Formas de apoio ao setor também foram debatidas no evento

Gláucia e Cé planejam retomar projeto de reestruturação da Júlio
Primeiro encontro com postulantes ao Executivo promovido pela entidade ocorreu ontem. (Foto: Mateus Souza)
Lajeado

Candidatos a prefeita e vice da coligação “Pra frente Lajeado”, Gláucia Schumacher (PP) e Guilherme Cé (Novo) abriram ontem, 4, a série de encontros promovidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) com os postulantes ao governo municipal. Em pouco mais de uma hora, detalharam propostas e responderam perguntas de associados à entidade.

No “Café com Candidatos”, Gláucia e Cé ouviram questionamentos de empreendedores e lojistas sobre ações para apoio ao comércio local. Uma delas diz respeito ao futuro da rua Júlio de Castilhos, considerada o “shopping a céu aberto” da cidade. A ideia, conforme a candidata do PP, é retomar o projeto de requalificação da via, elaborado durante a atual gestão.

“Tínhamos avançado bastante, mas travamos na questão da fiação subterrânea, que era um pedido de muitos comerciantes. Tentamos incluí-la na PPP (da iluminação pública) e não conseguimos. Depois, tivemos as enchentes. Agora, buscamos retomar o projeto e chegar a um consenso”, reforça Gláucia.

Apesar dos pedidos, ela admite ser “muito difícil” viabilizar a substituição da fiação aérea, sobretudo após as cheias. Porém, acredita ser possível executar um bom projeto, que vai de acordo com o desejo de não abandonar o Centro Histórico.

Gláucia e Cé também garantiram que outras vias do Centro, com grande concentração de comerciantes, não serão deixadas de lado. Mas pediu envolvimento dos lojistas durante períodos como o Natal. “Temos que incentivá-lo a decorar sua vitrine. O ideal seria decorarmos todas as ruas, mas o custo seria muito alto”.

Projetos “macro”

Durante parte da conversa, a dupla também abordou os chamados “macrocompromissos”da gestão, caso eleitos. Entre eles, os cuidados com a cidade. Gláucia diz “sentir falta” de um departamento específico para serviços urbanos, que tenha atuação mais resolutiva.

“Tivemos muitos acertos, mas há coisas a serem corrigidas. Queremos trazer esse cuidado para a cidade toda. Não é só plantar flores, é fazer um canteiro direito, ter uma rua pavimentada, ter placas de sinalização instaladas corretamente”.

Diálogo

Assunto debatido há anos na cidade, a presença de ambulantes nas ruas não passou batido na conversa. E este, segundo Gláucia, é um tema, no momento, “sem resposta ou solução” e pretende abrir diálogo com empresários, lojistas e entidades para encontrar uma saída.

Cé observa que seria necessário amplo apoio da sociedade para retirá-los das vias. “Caso contrário, a ideia não vai prosperar”.

Situações como saída de empresas para cidades vizinhas, falta de mão de obra e gargalos do trânsito também foram abordados nos questionamentos aos candidatos.

PRÓXIMAS REUNIÕES

  • 11 de setembro
    Carlos Ranzi (MDB)
    e Márcio Dal Cin (MDB)
    Coligação “Olhos
    no futuro, mãos à obra”
  • 18 de setembro
    Sérgio Kniphoff (PT)
    e Mateus Selke (PDT)
    Coligação “Lajeado pode mais”

Acompanhe
nossas
redes sociais