Educame desperta para mudança cultural sobre prevenção a desastres

PÓS-ENCHENTES

Educame desperta para mudança cultural sobre prevenção a desastres

Primeiro dia do Seminário Pensar o Vale marca lançamento do livro e da cartilha voltados para elevar consciência da comunidade regional sobre características regionais e riscos de catástrofes ambientais

Educame desperta para mudança cultural sobre prevenção a desastres
Seminário retoma hoje programação no auditório do prédio 7 da Univates. (Fotos: FELIPE NEITZKE)
Vale do Taquari

“A educação é tudo. As pessoas precisam entender que elas são as protagonistas da própria segurança”. Com essa afirmação, o doutor em Engenharia Ambiental, professor da Universidade Federal do RS (UFRGS), Masato Kobiyama, alerta para o principal aprendizado após catástrofes climáticas e encerra o primeiro painel do Seminário Pensar o Vale Pós-Enchentes.

Essa provocação está no centro do projeto Educação Ambiental na Escola (Educame), lançado ontem durante o encontro. O autor do livro e da cartilha do programa, Gilberto Soares, realça a necessidade de preparar os jovens para enfrentar os desafios ambientais do futuro.

Para ele, a mudança cultural necessária para prevenir desastres começa com a educação das futuras gerações. O lançamento do material foi antecedido por um teatro de alunos da escola Scalabriana São José. Na peça, contam a história de uma família que busca informações sobre parentes durante a enxurrada de maio.

“Ver esse teatro e pensar na importância dos jovens me tocou muito. Roca Sales, destruída, é algo que ainda não consigo acreditar”. Deste modo, enfatiza a urgência de um projeto que promova a educação ambiental nas escolas do Vale do Taquari. “Temos o privilégio de viver em uma região rica, uma dádiva da natureza.”

Com mais de 30 anos de experiência em comunicação ambiental, Soares admite que, apesar de se falar muito sobre a natureza, há sempre algo novo a aprender. “Não conhecemos tudo, e devemos sempre procurar entender mais. O Vale do Taquari, com o Educame, inicia um processo transformador. Como abrir a primeira porta para reagirmos de maneira diferente aos problemas que nós mesmos criamos.”

O Educame é uma realização do Grupo A Hora e conta com o apoio da Defesa Civil Nacional, das associações dos municípios do Vale do Taquari (Amvat) e do Alto Taquari (Amat).

“Resposta necessária”

O diretor editorial e de produtos do Grupo A Hora, Fernando Weiss, enfatiza a importância do Educame como ferramenta para a construção de uma nova consciência ambiental. “Um ano depois, lançamos o livro. É a resposta necessária. Tinha que ser hoje, pois apostar na educação não é apenas uma escolha, é a única razão que nos resta para criar uma nova consciência em relação ao ambiente natural.”

Weiss sublinha que a responsabilidade de cada cidadão em relação ao meio ambiente precisa ser reforçada por meio do conhecimento. “Criar a cultura e dotar o cidadão de informações é um trabalho longo.”

Para ele, talvez as gerações anteriores não tenham feito o suficiente para preparar os jovens para os desafios ambientais que enfrentam hoje. “Não podemos chegar nas próximas gerações com as mesmas lacunas que recebemos”, alerta.

Em cima disso, agradece a participação dos gestores públicos dos municípios, financiadores do projeto. “As secretarias de Educação, os prefeitos, mesmo em ano eleitoral, viram a necessidade deste projeto.”

Ferramenta prática

Além do livro, Weiss destaca a importância da cartilha do Educame, que serve como um guia de “primeiros socorros” em situações de perigo iminente. “A cartilha oferece instruções didáticas e práticas sobre o que fazer quando o perigo está presente”, afirma.

O modelo teve como inspiração as iniciativas de Santa Catarina. “Encontramos trabalhos similares em escolas de Blumenau, que têm lidado com suas tragédias ambientais”, diz. O livro do Educame, com uma tiragem inicial de dez mil exemplares, voltado aos professores das redes municipais da região. Já a cartilha é destinada aos alunos.

“Este é um passo importante para que possamos falar sobre quem somos, sobre nossa bacia hidrográfica e sobre como podemos nos preparar para enfrentar os desafios que estão por vir”, finaliza Weiss.

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), o prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, acredita que houve avanços na comunidade regional ao longo das três grandes inundações de setembro passado até maio. “No passado, falávamos em reconstruir de qualquer jeito, mas agora, no terceiro evento, estamos buscando soluções mais pensadas, ideias do que fazer. Pensamos melhor e consideramos dar espaço ao rio, construir em locais mais adequados.”

Sobre o Educame, afirma:”elogio muito a iniciativa do A Hora por esse projeto, porque ele deve estar inserido na nossa educação. Estamos dando os primeiros passos para uma mudança cultural. Grandes mudanças vão acontecer devido à educação. Não podemos ficar de fora disso”, reforça.

Programação de hoje

  • 8h: Credenciamento
  • 8h30min: TED com o promotor Sérgio Diefenbach
  • 8h40min: TED com Thalys Rian Stobbe, comandante da 2ª Companhia do 6⁰ Batalhão de Bombeiro Militar
  • 8h50min: Painel
    Eventos climáticos extremos – Como agir durante os fenômenos para salvar as pessoas e amparar quem precisa de apoio?Como agir durante eventos climáticos extremos.
  • 10h30min: TED com o sócio-diretor da Profill, Sidnei Agra
  • 10h40min: Painel
    Plano diretor e habitação – Como (re)ocupar as cidades com resiliência? O que a tragédia nos ensinou e o que faremos daqui para frente?
  • 13h30min: TED com o empresário Roberto Luchese. Tema: O que a reconstrução em duas semanas da ponte de ferro nos ensina?
  • 13h40min: Painel
    Obras estruturantes. Mobilidade, logística, desassoreamento, contenção: o que precisamos saber e conhecer para não investir errado?
  • 15h15min: TED com o integrante da Associação Reconstrói Estrela, o empresário Nilto Scapin
  • 15h25min: Painel
    Financiamento e ações para estrutura. Como Vale se habilita para os fundos de financiamento e quais mecanismos existentes que precisamos conhecer para buscar ajuda externa?
  • 17h15min: Elaboração e Apresentação da Carta do Vale

Acompanhe
nossas
redes sociais