Ponte até o Natal, “se deus quiser”

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Ponte até o Natal, “se deus quiser”

Diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), o engenheiro Luis Fernando Vanacor voltou a demonstrar otimismo com o andamento das obras da nova ponte sobre o Rio Forqueta, na ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio. E reforçou a possibilidade real de finalizar a construção até o período natalino de 2024. Segundo ele, a empresa Engedal precisa de 24 vigas para instalar nos seis vãos da futura travessia.

E a previsão é construir quatro vigas por semana. “Esse serviço deve perdurar até o dia 15 de outubro”, informa. A partir disso, a EGR deve realizar uma nova licitação para a implantação das novas cabeceiras da ponte, que será cinco metros mais alto. “Se deus quiser, será a primeira ponte inaugurada após as enchentes”, acredita ele. Vamos torcer!

Parabéns, partidos e candidatos!

É bem verdade que ainda falta mais de um mês até o aguardado dia de ir às urnas. Mas até o momento o comportamento dos partidos e candidatos é exemplar na principal cidade do Vale do Taquari. Neste ano, o eleitor não tem sido ofendido com a poluição visual gerada pelo excesso de wind banners colocados em canteiros de vias públicas. É um avanço e tanto para uma mesma cidade que, em anos anteriores, não verificava tal respeito por parte de quem se oferece para bem cuidar do município. Portanto, é mais do que justo elogiar a atitude dos partidos e dos candidatos. Que sirva de exemplo a outros municípios. Afinal, há outras várias formas de divulgar campanhas de forma física e virtual, e sem poluição visual.

“Meu corpo e minha mente pediram descanso”

Após os fortes rumores sobre uma possível renúncia da candidatura a prefeito de Teutônia, o ex-prefeito e ex-chefe de gabinete da Casa Civil se manifestou nas redes sociais. “Eu precisei de uma pausa”, resume Jonatan Brönstrup (PSDB). “Meu corpo e minha mente pediram descanso”, acrescenta o candidato tucano. Segundo ele, o cansaço é fruto do intenso trabalho dos últimos anos. Por fim, e além de elogiar a postura da candidata a vice, Sandra (União Brasil), ele convocou os apoiadores e garantiu presença nas ruas até o fim da campanha. “Os adversários espalharam mentiras sobre mim e minha família. Isso dói. Mas isso é medo”, afirmou.

O “tapetão” e o papel do MP

O Ministério Público tem sido demandado com diversas denúncias, “notícias de fato” e polêmicas acerca de movimentos realizados pelos candidatos nos últimos meses. E os promotores de justiça terão um papel crucial no pleito municipal que se avizinha. Afinal, e isso não é novidade para ninguém, há muitos partidos e partidários que, sabedores da inevitável derrota nas urnas, vão tentar de tudo para levar a vitória no “tapetão”. Portanto, e por isso a importância dos agentes do MP, é preciso um olhar ainda mais dedicado a cada denúncia para não incorrer em injustiças contra candidatos e, ao mesmo tempo, evitar que a impunidade prevaleça às vésperas do pleito.

Diretora pede telhado a Leite

Diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Itaipava Ramos, da localidade de São Miguel, no interior de Cruzeiro do Sul, Maria Elisa Schossler de Freitas aproveitou a presença do governador para reforçar um pedido daquela comunidade escolar. “Neca”, como popularmente é conhecida na cidade, pediu um telhado novo para o prédio do educandário, que foi duramente atingido pela enchente. Leite ouviu atentamente ao pedido e deve ter levado a pauta até os responsáveis. Em tempo, a escola toda já foi limpa e reformada por voluntários.

Compra de casas em Arroio do Meio?

Um internauta questionou o artigo de ontem, cuja manchete era: Um ano da tragédia, e nenhuma casa definitiva no Vale. Segundo ele, eu criei uma “fake news”, porque “casas já teriam sido compradas em Arroio do Meio por intermédio do programa Compra Assistida”, do governo federal. Mas eu sinto (mesmo) em informar que, embora 49 famílias estejam aptas a adquirir o imóvel por meio do interessante movimento da União, apenas 5 casas de até R$ 200 mil foram ofertadas à Caixa Econômica Federal, e até o momento nenhuma família recebeu a nova casa. E a previsão é que essas pessoas recebam o novo imóvel por meio do programa Minha Casa Minha Vida.

Mateus Selke (PDT) pede exoneração

Candidato a vice-prefeito de Lajeado na coligação com o Partido dos Trabalhadores, Mateus Selke (PDT) pediu exoneração do governo de Estrela, onde ainda atua no Cargo em Comissão de Coordenador Adjunto da Secretaria de Administração e Segurança Pública. De acordo com a portaria divulgada nessa segunda-feira, no Diário Oficial do Município, ele permanece na função até o dia nove de setembro. Em tempo, o PDT faz parte do governo de Elmar Schneider (MDB).

Acompanhe
nossas
redes sociais