“Tem que planejar bem para dar uma área de terra digna”

ELEIÇÕES 2024

“Tem que planejar bem para dar uma área de terra digna”

Candidato à eleição de Cruzeiro do Sul, Bira do Povo - PODE, participou da sabatina da Rádio A Hora 102.9, na segunda-feira, 2

“Tem que planejar bem para dar uma área de terra digna”
Bira do Povo, candidato à eleição de Cruzeiro do Sul
Cruzeiro do Sul

O quarto candidato à prefeitura de Cruzeiro do Sul, Bira do Povo (Podemos) participou da sabatina desta segunda-feira, 2. Promovida pelo programa “Frente e Verso”, a entrevista foi definida por ordem de sorteio, com os postulantes do município. No último encontro referente ao município, Bira apresentou suas propostas para reconstrução do município e atração de empresas.

Entrevista

Bira do Povo, candidato à eleição de Cruzeiro do Sul

Qual a sua proposta para reconstruir Cruzeiro do Sul, diante do atual cenário de devastação?

Para reconstruir Cruzeiro vai ser um trabalho muito árduo. Tem que ser bem planejado, não adianta fazer o que estamos fazendo agora. A cada minuto chega uma notícia diferente para aquelas pessoas que estão no ginásio e na casa dos outros. A administração tem um  plano, que a cada dia está mudando. Para mim, o primeiro passo, a partir da eleição que eu e o Alemão nos elegermos, vamos sair atrás de solução. Há muitos boatos de que comprou área tal, mas até agora ninguém viu nada.

Nosso plano é tirar todas as famílias, colocar em um lugar seguro, mas que tenha também infraestrutura para eles morarem lá. Não  adianta pegar o cara e jogar no meio do mato, sem luz, nem água… acho que primeiro tem que planejar bem para dar uma área de terra digna.

Como você pretende criar um plano de evacuação mais eficiente para que a defesa civil chegue antes que a imprensa?

Se nós mudarmos a cidade, não vai ter esse problema todo. Se a gente conseguir tirar o pessoal de lá, vai ser outro sistema. Meu sonho é nós pegar e preparar as pessoas, ter uma defesa civil preparada, bombeiros voluntários e pessoas treinadas para isso. Fazer uma união e se necessário, fazer um contrato já com empresas de caminhões para tirar as pessoas. Chega na hora tem alguém para tirar. A  prefeitura fez de tudo com apenas dois caminhões. É difícil chegar aqui e falar mal dos caras, mas é preciso falar o que passaram as pessoas. É fazer um plano de evacuação rápido, mas com inteligência.

Na questão orçamentária, com relação a atração de empresas, quais são suas propostas?

Eu e o Alemão já trouxemos empresas para conversar com essa administração, que estão se deslocando de Lajeado e várias cidades. Vamos trazer investimento de outros países, que estamos conversando. Tem países que querem investir em zonas alagadas, estamos trabalhando em cima disso. Estamos trabalhando para trazer empresas para gerar empregos, mas não empresas apadrinhadas, mas sim empresas familiares. Nós queremos empresas que vão estabelecer lá e vão ter regras para atender o município, vai ter que gerar  emprego. Nós temos muita gente boa em Cruzeiro do Sul que está trabalhando fora e um monte de profissionais de fora, pois não estamos usando o nosso. Temos empresas para trazer sim, temos uma de calçados, que gera 450 empregos. Vamos ter que deslocar aquele parque industrial de lá e colocar a empresa lá. O nosso comércio da cidade está falindo porque ninguém está querendo comprar. O primeiro lugar é gerar emprego para o pessoal circular na cidade e comprar nas lojas.

Seu plano de governo fala sobre a criação de uma secretaria de estradas. Correto?

Seria de estrada e obras, porque teremos que enxugar a folha. Não adianta ter dois secretários se pechando se não tem um caminhão e uma máquina. Com funcionários que realmente querem trabalhar. Ninguém vai trabalhar no meu governo e no do Alemão se não for profissional da área. Nós também não vamos colocar vereador para trabalhar de secretário.

Agenda

Bom Retiro do Sul

  • 03/09 – Celso Pazuch – PSB
  • 04/09 – Mauro Hauschild – UNIÃO

Santa Clara do Sul

  • 05/09 – Fabiano Immich – MDB
  • 06/09 – Marcio – PP

Acompanhe
nossas
redes sociais