O diretor-presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luís Fernando Vanacor assegura que o cronograma para a construção da nova ponte sobre o Rio Forqueta, na ERS-130, é cumprido de forma rigorosa, com o objetivo de finalizar a obra até fim do ano. “Deus queira que seja até o Natal.”
A estrutura, que visa substituir a ponte danificada em maio, está em estágio avançado, conforme declara Vanacor em entrevista. “Não há nenhuma situação que tira essa perspectiva a respeito do tempo. O parque fabril já está estruturado, toda a sua área para a execução das partes pré-moldadas já está preparada.”
Desde o incidente, segundo Vanacor, a EGR agiu de forma rápida para iniciar a contratação e assinar a ordem de serviço, no início de junho. Os estudos topográficos e levantamentos foram concluídos em agosto, com a definição final do projeto que contempla agora sete pilares e seis vãos, com um comprimento estendido de 172 metros. “Antes, o projeto determinava oito pilares e sete vãos e, agora, teremos sete pilares e seis vãos com distâncias maiores. Antes com 129 metros, agora 43 metros de comprimento a mais.”
Vanacor destaca a adaptação da estratégia da obra após sondagens, resultando em uma combinação de fundações com estaca cravada e estaca raiz, otimizando tanto a agilidade quanto a estabilidade da estrutura. “Todo o processo de construção será realizado no local, com áreas de plataformas concretadas especificamente preparadas para os pilares e lajes.”
Sobre o cronograma, o diretor-presidente afirma que a desocupação da área do canteiro de obras está prevista para meados de outubro, permitindo o início da construção do aterro em novembro. “Todas as etapas estão sendo meticulosamente planejadas para evitar atrasos, com uma avaliação contínua dos desafios que possam surgir.”
Em relação aos prazos contratuais, Vanacor enfatiza que a empresa está empenhada em cumprir o prazo estabelecido de seis meses, aumentando significativamente o quadro de funcionários para garantir a execução dentro do prazo. “Medidas contratuais estão previstas em caso de descumprimento, incluindo indenizações e multas, conforme as cláusulas estabelecidas.”
Apesar da aparente ausência de operários visíveis no local, Vanacor tranquiliza a população garantindo que os trabalhos estão em andamento e que a entrega da ponte está no centro das prioridades da EGR.
Além da ponte sobre o Rio Forqueta, outras obras em execução na região, incluindo quatro interseções em Lajeado e Cruzeiro do Sul, estão programadas para serem concluídas até o final de setembro pela EGR.
Acompanhe a entrevista na íntegra