Pedra d’Mim deve retomar todas as atividades até dezembro

CULTURA E TURISMO

Pedra d’Mim deve retomar todas as atividades até dezembro

Parque Ecológico teve grande parte da estrutura de trilhas destruída por conta de desmoronamentos ocasionados pela enchente

Pedra d’Mim deve retomar todas as atividades até dezembro
Marta Verena Lucian, proprietária do Pedra d'Mim Centro Ecológico (Foto: Paulo Cardoso).
Marques de Souza

Após ser severamente afetado pela enchente que assolou o Distrito de Tamanduá, em Marques de Souza, os esforços agora se concentram na reconstrução do Pedra d’Mim Centro Ecológico, um dos principais destinos turísticos do município. Marta Verena Lucian, proprietária do empreendimento, relata os danos significativos causados pela calamidade, que incluem a destruição de 20 das 120 casas na Vila Tamanduá.

“Ao longo do caminho que leva ao Pedra d’Mim, 10 casas foram devastadas pela cheia. O nosso pequeno arroio Tamanduá causou um estrago gigantesco”, lamenta.

Além dos danos às estruturas habitacionais, a enxurrada provocou deslizamentos que bloquearam o acesso às trilhas na propriedade. Marta explica que a trilha para a cascata, conhecida por sua subida íngreme, sofreu desmoronamentos, dificultando o acesso das máquinas para reconstrução. “O trabalho agora precisa ser feito manualmente, o que demanda mais tempo. A meta é retomar todas as atividades até o fim do ano, quando a procura por ambientes naturais aumenta significativamente.”

O impacto da enchente também atingiu outros espaços do empreendimento, como a horta herbárea, que foi completamente destruída. No entanto, ela enfatiza que a sede principal do Pedra d’Mim não foi afetada pela cheia, mantendo intactos espaços como a sala de meditação para 30 pessoas e a área ao ar livre da mandala do fogo. O local não disponibilizado o serviço de hotelaria, mas oferece duas casas completas para aluguel, ideais para hospedagem de visitantes que buscam uma estadia imersa na natureza.

“O Pedra d’Mim foi concebido com o propósito de proporcionar um tempo de conexão com a natureza e consigo mesmo. As pessoas realmente precisam desses momentos para renovar suas energias em contato com o ambiente natural.”

As visitas ao Pedra d’Mim Centro Ecológico devem ser agendadas previamente através do telefone (51) 98162-9554 ou pelo Instagram @pedradmim, garantindo que os visitantes possam desfrutar plenamente da experiência oferecida pelo empreendimento após o processo de reconstrução.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais