A 25ª Feira do Livro de Venâncio Aires, que ocorreu de 29 de agosto a 1º de setembro, no Parque do Chimarrão, recebeu mais de 15 mil visitantes e a estimativa é de que quase nove mil títulos tenham sido comercializados nos quatro dias da programação. “(Re) construindo memórias e histórias” foi o tema da Feira do Livro neste ano, que teve como patrona Eleonora Medeiros. A presença da escritora na programação do sábado, 31, e no domingo, 1º, foram os pontos altos das atividades. A feira aconteceu junto com a programação da 13ª Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi), realizada nos dias 29 e 30 de agosto.
Dez livrarias estiveram instaladas no Parque do Chimarrão divulgando e comercializando títulos, sendo um deles ponto exclusivo para obras de escritores venâncio-airenses. Duas livrarias Sebos também estiveram na programação, comercializando livros usados. Além disso, diversas atrações artísticas e culturais aconteceram ao ar livre, no Galpão no Morada Velha e também no auditório do café colonial, no Parque. Na quinta e sexta-feira, o destaque foi para a presença de estudantes no Parque, com a visitação das escolas e no final de semana, a grande circulação de famílias movimentou o Parque, principalmente durante a ensolarada tarde deste domingo.
De acordo com a gerente do Sesc Venâncio Aires, Diane Lacerda Araújo, a avaliação da programação cultural da festa da literatura é positiva, mas indicou que possíveis remodelações podem ser consideradas para as próximas edições.
“Entre essas mudanças, está o foco para programação diurna, justamente porque percebemos uma maior circulação de pessoas durante o dia”, comenta. O secretário de Educação de Venâncio Aires, Émerson Eloi Henrique, também avalia o evento. “Tivemos uma feira repleta de atrações culturais, boa música, animações e muitas contações de histórias; Muitas pessoas também prestigiaram nossa Mostra de Pesquisa e Inovação, a Mompi, que trouxe o Museu Itinerante da PUC, visitado por muitas famílias”, finaliza o secretário.