Descoberto entre montanhas

Opinião

Carlos Martini

Carlos Martini

Colunista

Descoberto entre montanhas

O hino oficial do município de Encantado começa rememorando os primórdios registrados em sua historiografia, quando um aparente encantamento surgiu escondido entre montanhas.

Ao longo do tempo e agora cada vez mais, a bela terra encantadense está se destacando entre montanhas. Como a ¨capital do ouro branco¨ (banha suína) já tinha sentido um baita solavanco econômico, no bom sentido. Agora pelo jeito vai se destacar também no turismo.

Boa parte de minha infância vivi por ali, mais especificamente nas pirambeiras do rio Jacaré e do Jacarezinho. Aos olhos de hoje eram tempos brabos, mas de muitas gratas lembranças.

Bueno, tchê, vamos aos fatos: além da admirável iniciativa de construir o Cristo Protetor, em breve será inaugurado o Boulevard Encantado, a meio caminho entre a aprazível Lagoa da Garibaldi e o monumento religioso que engrandece as sempre importantes Fé, Esperança e Caridade. Com a perspectiva também da implantação de um futuro centro hoteleiro por um grupo empresarial com muita capacitação e ¨bala na agulha¨.

Bravo, sempre avante!

CAMINHOS DO PÃO E DO VINHO

No momento as prioridades são outras, em função das circunstâncias, mas é bom não perder de vista a importância da conclusão da pavimentação do trecho rodoviário entre Santa Tereza e Roca Sales, conexão direta entre a Serra Gaúcha e a região alta do Vale do Taquari.

A recuperação da parte rodoviária da ponte Brochado da Rocha em Muçum já está em fase de conclusão e a ponte entre Roca Sales e Encantado não foi afetada, o que evitou um colapso ainda maior na logística regional.

GENTE QUE COOPERA, CRESCE

Pois o sistema cooperativo Sicredi ganhou a medalha de ouro nas olimpíadas estaduais do crédito agrícola, na modalidade número de operações contratadas.

Não é fácil chegar ao podium nesse ramo, é uma clara demonstração da importância alcançada pelo sistema cooperativo de crédito, tanto na capacitação operacional técnica e profissional quanto nas essenciais credibilidade e capilaridade, sobretudo entre pequenos e médios produtores rurais.

O Sicredi também se destaca com a medalha de prata em volume de recursos financiados, ocupando espaços tradicionalmente reservados por outras instituições mais graúdas e também respeitáveis.

CUSPINDO TIJOLO

Comer poeira e amassar barro em ruas não pavimentadas é brabo mesmo. E ninguém merece.
As necessidades mais imediatas de cada eleitor/contribuinte/cidadão nem sempre são grandes obras ou mirabolantes projetos.

Muitas vezes são obras simples, tipo o bueiro entupido há meses e não resolvido, um buracão na estrada que teima em não ser devidamente tapado, uma série de lâmpadas na iluminação pública (pagas na conta da luz…) que não são repostas em tempo razoável, e por aí vai.

Sem contar questões de maior importância, tipo mais vagas em creches e escolas próximas, melhorias nos atendimentos em postos de saúde, prazos menores para cirurgias eletivas, licenciamentos ambientais mais ágeis e sensatos, por exemplos.

Aspirações e expectativas são sempre maiores e é natural que o sejam. Os recursos para atendê-las é que costumam ser limitados.

Ossos do ofício.

LIVRE PENSAR

“Escuro e nebuloso é o começo de todos os novos caminhos, mas não o seu fim.” – (autoria incerta)

SAIDEIRA

Nona pro nôno:
– Tá difícil de conversar contigo…
– Porque eu tenho a mania de ¨saber tudo¨?
– Isso mesmo!
– Eu sabia…

Acompanhe
nossas
redes sociais