Professor Roque Bersch, um misto de genialidade e humildade

ENTRE ASPAS

Professor Roque Bersch, um misto de genialidade e humildade

Empresário e consultor, Ardêmio Heineck relembra o legado importante do educador na trajetória da Univates

Professor Roque Bersch, um misto de genialidade e humildade
Foto: divulgação

“Tive o privilégio de conviver com o Professor Roque Bersch quando fui assessor da reitoria da Univates. O professor era vice-reitor e presidente da Fuvates.”

Em sua participação desta semana, Heineck sentiu o privilégio de homenageá-lo e compartilhar um pouco de quem foi o professor. “Uma pessoa que, na sua humildade e anonimato, atuava incansavelmente. Seu trabalho quase passava despercebido não pela materialidade, mas pela imensa obra que ele fez e pelo exemplo de pessoa que era.”

O empresário relembra que antes da Fuvates, que depois se tornou Univates, o Vale do Taquari perdia muitos jovens que buscavam ensino superior em outras regiões como, Santa Maria e Porto Alegre. Poucos deles voltavam, como o caso de Heineck, que saiu do Vale para estudar economia em Porto Alegre e retornou. “Durante minha trajetória acadêmica, encontrei Roque no curso de Letras. Me ausentei da região e, ao retornar, reencontrei o professor Roque já em uma carreira destacada na Univates, contribuindo significativamente para a comunidade.”

Em suas palavras emotivas, descreve o professor Roque como um homem extremamente importante como articulador e administrador ao lado do professor Ney Lazzari, destacando a importância do Vale do Taquari e a expansão do ensino superior na região.

“Com 51 anos de dedicação à Univates, desde aluno até mestre, o legado material do Professor Roque nos deixa, privando-nos do convívio diário. Porém, seu impacto perdura na instituição e na região. Onde quer que as pessoas estejam na Univates e na região, certamente verão, em algum momento, a influência inestimável do professor Roque para chegarmos ao estágio atual, reconhecidos e com capacidade de recuperação diante das adversidades recentes.”

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais