A Fontana S/A, empresa com 90 anos de história, anunciou que a nova unidade em Teutônia, no bairro Alesgut, deverá iniciar as operações até o fim deste ano. A nova filial abrigará parte do setor de produção e o centro de distribuição da empresa, cuja instalação já está em fase avançada de documentação e licenciamentos.
De acordo com Ricardo Fontana, diretor da companhia, a previsão é de que a produção comece entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025.
A decisão de expandir para Teutônia surgiu como resposta aos prejuízos sofridos pela empresa devido às enchentes que começaram em setembro do ano passado. “Essa medida visa diminuir os impactos e prejuízos materiais e financeiros que enfrentamos”, explica Fontana.
Inicialmente, a nova planta receberá máquinas dedicadas à produção de sabonetes em barra e líquidos, enquanto a unidade de Encantado continuará focada na produção de oleoquímicos. A expectativa é que essa expansão permita um aumento na produção de 70% a 80%, atendendo a uma demanda crescente do mercado.
Crescimento e Internacionalização
A Fontana S/A, com sede em Encantado, RS, opera em duas principais áreas de negócios: produtos de higiene e limpeza, e oleoquímicos. Além da nova unidade em Teutônia, a empresa abriu nos últimos meses uma unidade em Minga Guazú, no Paraguai, como parte da estratégia de internacionalização.
No cenário de exportação, a Fontana S/A já envia produtos ao Uruguai há mais de 25 anos, sendo a 56ª maior exportadora para o país. No mercado uruguaio, a empresa se destaca, ficando atrás apenas das multinacionais.