A espera do torcedor gremista em voltar para a Arena está próxima do fim. No próximo domingo, 1º, a casa do Grêmio volta a receber os torcedores na partida do Tricolor contra o Atlético-MG, pela 25ª rodada do Brasileirão, às 11h. Será o primeiro jogo em Porto Alegre após quatro meses.
A operação será reduzida em função das restrições às quais o estádio está submetido. A Arena terá capacidade para cerca de 12,7 mil gremistas, além da torcida visitante. Os elevadores não funcionam por enquanto, nem os refletores do gramado.
A energia elétrica será fornecida por meio de geradores, uma vez que as subestações ainda passam por conserto. Somente o anel inferior será aberto, com as arquibancadas Norte e Gramado Leste destinadas à torcida do Grêmio, a Gramado Sul, aos visitantes, e a Gramado Oeste à imprensa.
Mudança nos ingressos e entradas
Não há venda presencial de ingressos, apenas online, pelo site arenapoa.com.br. A prioridade de venda é para os sócios, que terão que emitir o e-ticket no mesmo site, a carteira de sócio não permitirá o acesso à Arena.
Para a Arquibancada Norte, o acesso será pelos portões Q, S, W e U. Temporariamente, não será efetuado o controle biométrico para o acesso ao setor. Na Gramado Leste, o acesso será pelos portões K, M e O.
Devido à falta de conectividade, as catracas ainda não estarão funcionando. O controle de acesso dos torcedores será feito por meio do sistema handhelds, equipamentos portáteis para leitura de ingressos que funcionam offline, utilizados em shows e grandes eventos. Por conta disso, a Arena Porto-Alegrense reforça que os torcedores cheguem com até duas horas de antecedência, quando serão abertos os portões. O estacionamento E2 (externo) estará disponível para todos os públicos, enquanto o E1 (interno) permanecerá fora de operação.
Alimentação
A venda será feita apenas em dinheiro, com ambulantes. Não terá máquina de cartão por conta da falta de internet. Serão comercializados produtos industrializados, e a Arena promete disponibilizar água de forma gratuita a todos. Não haverá venda de alimentos e bebidas na esplanada. Será permitido o acesso com alimentos e bebidas não alcoólicas em garrafas transparentes.