Um estranho no ninho

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Um estranho no ninho

Candidato a prefeito de São Paulo, o empresário Pablo Marçal tem causado alvoroço nas estratégias políticas dos principais adversários ao cobiçado cargo, e também tem gerado apreensão entre outros agentes políticos da direita e da esquerda. Ele é um verdadeiro “estranho no ninho”, sem compromissos partidários, e com a coragem e independência que faltam, inclusive, ao líder máximo da direita nacional, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ou seja, ele ameaça a soberania – e o protagonismo – de diversos partidos e partidários. E isso atinge em cheio o status quo e o establishment.

Não por menos, e atendendo a um pedido do PSB – em nome de outras siglas, certamente –, a “justiça” eleitoral literalmente censurou todas as redes sociais do único candidato sem coligação e sem fundão eleitoral. Fato é que muitos “políticos de carteirinha” estão apavorados e desorientados com esse “estranho no ninho”, que joga um jogo diferente do habitual, mas cujo propósito é o mesmo de sempre: persuadir o eleitor. A partir desse interessante movimento na capital paulista, resta saber até onde o excêntrico Pablo Marçal pode chegar no setor público. Sobre isso, aliás, há quem aposte em surpresas no pleito nacional de 2026. Aguardemos!

Labilá sob suspeita

A sede do Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá) pode virar alvo do judiciário. E eu explico. O fato veio a público na sessão da câmara na semana passada, por meio do vereador Waldir Blau (MDB), uma das vozes mais altas da oposição. Blau levou ao plenário os detalhes de uma “notícia de fato” encaminhada ao Ministério Público por um advogado e ex-candidato a prefeito. E o fato é o seguinte. O prédio locado pelo governo municipal custa R$ 5,1 mil mensais e pertence à Cimarq. E, entre os sócios da referida empresa, está o Secretário da Saúde, Cláudio Klein. Os denunciantes pedem apuração de “possível conflito de interesses e aplicação indevida de recursos públicos”. Questionado sobre o fato, o procurador jurídico do município, Natanael dos Santos, sustenta que não há ilegalidade na contratação. “Não há interesse direto da Secretaria de Saúde. Além disso, uma lei municipal exige que os prédios alugados passem por avaliação de custo por uma comissão. Por fim, o processo já foi encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que avaliou e não apontou qualquer ilegalidade.” Já o prefeito Marcelo Caumo (PP) cita que a escolha do prédio levou em conta as reivindicações pela revitalização do Centro Antigo.

Viva o Morro Gaúcho

Um grupo de ambientalistas, empresários do setor turístico e voluntários da ONG Ecobé participou do simbólico “Abraço no Morro São José. O evento ocorreu no sábado passado, e teve como principal objetivo chamar a atenção das autoridades para os necessários cuidados ambientais naquela área natural de Arroio do Meio, que engloba, também, o Morro Gaúcho e o Morro Ventania. Cerca de 50 pessoas participaram do singelo ato. E muitos se posicionaram contra a construção de um complexo turístico e gastronômico (com estátua do Gaúcho) naquela região.

Experiência pública em debate

O Grupo A Hora realiza hoje o quarto debate eleitoral entre candidatos a prefeito. Desta vez, o encontro será entre os três postulantes de Encantado: Jonas Calvi (PSDB), o atual prefeito, Paulo Costi (PP), ex-prefeito por quatro mandatos, e Luciano Moresco (PT), ex-vereador, ex-secretário municipal e, mais recentemente, ex-presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat). Portanto, um embate entre três atores com experiência no setor público. Resta saber quem vai apresentar as melhores – e mais propositivas – promessas aos eleitores.

PT encara os empresários

Candidato a prefeito de Lajeado, o pediatra e vereador Sérgio Kniphoff (PT) vai enfrentar uma sabatina empresarial na manhã/tarde desta terça-feira. Ao lado do candidato a vice-prefeito, Mateus Selke (PDT), ele abre a série de três reuniões-almoço da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). Aliás, parabéns à Acil pela maturidade. Afinal, e durante o pleito geral de 2022, a mesma entidade só não convidou o candidato petista a governador para falar com os associados.

TIRO CURTO

  • O Grupo A Hora realiza nesta quinta o primeiro debate com os três candidatos a prefeito de Arroio do Meio. E há quem aposte que o ex-prefeito Sidnei Eckert (MDB) será o mais “visado” no confronto. Vale lembrar que a recente pesquisa demonstrou ampla vantagem do emedebista.
  • Já em Estrela, o candidato a vereador Marco Kayser (Novo) tem tirado o sono do prefeito e candidato a reeleição, Elmar Schneider (MDB), e também dos assessores.
  • O governo de Porto Alegre anuncia a instalação de 10 novas réguas para medir os níveis de arroios e do Guaíba. E na sua cidade, quantas réguas o governo já instalou após as recentes tragédias?
  • Atenção, candidatas mulheres: não deixem que um cacique partidário qualquer lhes coloque em risco. Se você assumiu uma candidatura, lute pelos votos e não deixe margem para desconfianças. Afinal, o Ministério Público já alertou que não vai tolerar “candidaturas laranjas”.
  • Os três candidatos a prefeito (a) de Lajeado já inauguraram os comitês eleitorais. No PP, o destaque ficou para a homenagem à saudosa ex-prefeita Carmen Regina Cardoso. No PT, o destaque são as cores escolhidas para a campanha. Já no MDB, a inauguração do espaço teve participação do vice-governador e, também, do prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch.
  • Um pouco antes de finalizar a coluna, recebi a triste notícia da morte do professor Roque Bersch. Uma história de vida que se confunde com a história da nossa universidade. Deixa um legado imensurável. Meus sentimentos aos amigos, colegas e familiares.

Acompanhe
nossas
redes sociais