“Tarifa zero” é aposta de Kniphoff para minimizar gargalo do trânsito

ELEIÇÕES 2024

“Tarifa zero” é aposta de Kniphoff para minimizar gargalo do trânsito

Candidato a prefeito pelo PT participou de reunião-almoço e destacou proposta para eliminar tarifa do transporte coletivo. Entre outros temas, também defendeu maior integração regional no combate às cheias

“Tarifa zero” é aposta de Kniphoff para minimizar gargalo do trânsito
Candidato da coligação “Lajeado pode mais” abriu série de reuniões-almoço. (Foto: Mateus Souza)
Lajeado

Ônibus gratuitos para solucionar, no curto prazo, o tráfego intenso de veículos nos horários de pico em Lajeado. Este é um dos planos de Sérgio Kniphoff (PT) para minimizar um dos principais gargalos da cidade, que é a mobilidade urbana. A proposta de “tarifa zero” foi um dos destaques do plano de governo da coligação “Lajeado pode mais”, apresentado nesta terça-feira, 27, ao empresariado local.

Kniphoff abriu a rodada de reuniões-almoço com os candidatos a prefeito e vice de Lajeado, promovidas pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), em parceria com o Fórum das Entidades. O evento ocorreu no auditório de eventos da Unimed VTRP, no bairro São Cristóvão.

Acompanhado do candidato a vice na chapa, Mateus Selke (PDT), Kniphoff trouxe o caso de Parobé, no Vale do Paranhana, como exemplo de cidade gaúcha que implementou a gratuidade na tarifa de ônibus urbano. Cita ser possível replicar em Lajeado, com a criação de um fundo municipal para gerenciar o custeio e investimentos para melhorar o serviço.

“Não é um projeto do PT ou uma proposta assistencialista. São cerca de R$ 200 mensais que o trabalhador poderá gastar com alimentação, consumir no comércio local ou em serviços. É um dinheiro que fica aqui, não vai embora da cidade”, realça.

No campo da mobilidade, frisa o impacto positivo, com a diminuição de veículos em circulação nas ruas. “A curto prazo, não dá para alargar todas as ruas e tirar as vagas de estacionamento. O transporte coletivo é uma saída rápida para diminuir os gargalos”.

Visão diferente

Ao se apresentar à plateia, Kniphoff mostrou a trajetória pessoal e profissional, com quatro décadas de atuação como médico pediatra em Lajeado, e pediu para o público “se despir de qualquer preconceito”, numa referência à rejeição do empresariado ao PT, partido pelo qual sempre militou.

“Vim aqui para trazer uma visão diferente para Lajeado. Tenho um nome que não posso jogar fora”. Valores como honestidade, transparência, austeridade e democracia irão permear uma futura gestão, pontua. “E vamos manter o mesmo custo-cidade. Não vamos sair contratando vários CCs. Mas algumas áreas, como a saúde e educação, precisam de mais atenção”.

O candidato do PT também defendeu a criação de um consórcio intermunicipal entre as cidades banhadas pelo Rio Taquari.

Próximas reuniões

  • 12 de setembro
    Gláucia Schumacher (PP) e Guilherme Cé (Novo)
    Coligação: Pra frente Lajeado
  • 26 de setembro
    Carlos Ranzi (MDB) e Márcio Dal Cin (MDB)
    Coligação: Olhos no futuro, mãos à obra

Acompanhe
nossas
redes sociais