Propaganda eleitoral gratuita inicia sexta-feira

EMISSORAS DE RÁDIO

Propaganda eleitoral gratuita inicia sexta-feira

Na região, há apenas veiculação obrigatória no rádio. Em Estrela, Elmar Schneider terá mais da metade do tempo disponível, enquanto Gláucia Schumacher soma quase cinco dos dez minutos em cada programa de Lajeado

Propaganda eleitoral gratuita inicia sexta-feira
Crédito: Divulgação

A partir de sexta-feira, 30, emissoras de rádio e televisão em todo o país terão compromissos diários com a propaganda eleitoral gratuita. Serão inserções obrigatórias ao longo dos dias, divididas em três blocos de audiência, além de dois programas de dez minutos com os candidatos a prefeito, veiculados de segunda-feira a sábado.

Como não há canais de televisão sediados no Vale, o horário eleitoral se restringe às emissoras radiofônicas comerciais e comunitárias. Por ter seu registro em Estrela, a Rádio A Hora 102,9 vai reproduzir o horário eleitoral deste município, e será a emissora geradora. Pelo streaming, no portal de notícias do A Hora, será possível acompanhar o programa com os candidatos de Lajeado.

O tempo destinado a cada coligação – nas disputas majoritárias – e aos partidos e federações levam em consideração a representatividade das siglas no Congresso Nacional a partir do resultado da última eleição geral, em 2022. A exibição dos programas ocorrerá até o dia 3 de outubro, três dias antes das eleições municipais, conforme determina a legislação eleitoral.

Maiores tempos

O tempo que cada candidato e partido terá para apresentação de propostas e ideias em Estrela e Lajeado foi apresentado em reuniões semana passada, com a Justiça Eleitoral das respectivas cidades. Em ambas, duas candidaturas despontam com espaço considerável no horário eleitoral gratuito no rádio, que veicula às 7h e ao meio dia.

Candidato a reeleição em Estrela, Elmar Schneider (MDB) terá mais da metade – 5 minutos e 44 segundos – dos dez minutos disponíveis em cada programa. Isso se dá pela ampla coligação formada pelo atual prefeito. Por outro lado, Jair Wermann não terá acesso à propaganda gratuita em virtude do seu partido, o Novo, não ter atingido o número mínimo de deputados eleitos em 2022.

Já em Lajeado, os três candidatos a prefeito estarão no horário eleitoral. Mas a atual vice, Gláucia Schumacher (PP) ficará com a maior parte da fatia, somando 4 minutos e 40 segundos dos dez disponíveis, contra 2 minutos e 54 segundos de Carlos Ranzi (MDB) e 2 minutos e 25 segundos de Sérgio Kniphoff (PT).

Grade alterada

Por conta da propaganda eleitoral obrigatória, a Rádio A Hora terá modificações em sua grade de horários. O bloco das 7h será veiculado dentro do programa “A Hora Bom Dia”, de segunda a sábado, enquanto a edição das 12h interrompe a programação de “O Vale em Pauta”, de segunda a sexta. Aos sábados, a veiculação ocorre antes do “A Hora Esportes”.

Além disso, de domingo a domingo, as inserções obrigatórias de partidos e candidatos veicularão junto aos blocos comerciais da emissora. Elas somam, no total, uma hora e 10 minutos por dia e tem duração mais curta, entre 30 e 60 segundos. Pela legislação eleitoral, devem ser veiculadas das 5h até meia-noite e são distribuídas em três blocos de audiência.

Tempo de rádio

  • ESTRELA**
    Renato Horn (PSB) – 33 segundos
    João Braun (PP) – 1 minuto e 18 segundos
    Elmar Schneider (MDB) – 5 minutos e 44 segundos
    Carine Schwingel (União Brasil) – 2 minutos e 25 segundos
  • LAJEADO
    Sérgio Kniphoff (PT) – 2 minutos e 25 segundos
    Gláucia Schumacher (PP) – 4 minutos e 40 segundos
    Carlos Ranzi (MDB) – 2 minutos e 54 segundos

(*) Ordem conforme o primeiro programa, a ser veiculado na sexta-feira
(**) Jair Wermann não terá direito à propaganda gratuita no rádio em virtude do seu partido, o Novo, não ter eleito número mínimo de representantes à Câmara dos Deputados em 2020.

Acompanhe
nossas
redes sociais