A partir de sexta-feira, 30, emissoras de rádio e televisão em todo o país terão compromissos diários com a propaganda eleitoral gratuita. Serão inserções obrigatórias ao longo dos dias, divididas em três blocos de audiência, além de dois programas de dez minutos com os candidatos a prefeito, veiculados de segunda-feira a sábado.
Como não há canais de televisão sediados no Vale, o horário eleitoral se restringe às emissoras radiofônicas comerciais e comunitárias. Por ter seu registro em Estrela, a Rádio A Hora 102,9 vai reproduzir o horário eleitoral deste município, e será a emissora geradora. Pelo streaming, no portal de notícias do A Hora, será possível acompanhar o programa com os candidatos de Lajeado.
O tempo destinado a cada coligação – nas disputas majoritárias – e aos partidos e federações levam em consideração a representatividade das siglas no Congresso Nacional a partir do resultado da última eleição geral, em 2022. A exibição dos programas ocorrerá até o dia 3 de outubro, três dias antes das eleições municipais, conforme determina a legislação eleitoral.
Maiores tempos
O tempo que cada candidato e partido terá para apresentação de propostas e ideias em Estrela e Lajeado foi apresentado em reuniões semana passada, com a Justiça Eleitoral das respectivas cidades. Em ambas, duas candidaturas despontam com espaço considerável no horário eleitoral gratuito no rádio, que veicula às 7h e ao meio dia.
Candidato a reeleição em Estrela, Elmar Schneider (MDB) terá mais da metade – 5 minutos e 44 segundos – dos dez minutos disponíveis em cada programa. Isso se dá pela ampla coligação formada pelo atual prefeito. Por outro lado, Jair Wermann não terá acesso à propaganda gratuita em virtude do seu partido, o Novo, não ter atingido o número mínimo de deputados eleitos em 2022.
Já em Lajeado, os três candidatos a prefeito estarão no horário eleitoral. Mas a atual vice, Gláucia Schumacher (PP) ficará com a maior parte da fatia, somando 4 minutos e 40 segundos dos dez disponíveis, contra 2 minutos e 54 segundos de Carlos Ranzi (MDB) e 2 minutos e 25 segundos de Sérgio Kniphoff (PT).
Grade alterada
Por conta da propaganda eleitoral obrigatória, a Rádio A Hora terá modificações em sua grade de horários. O bloco das 7h será veiculado dentro do programa “A Hora Bom Dia”, de segunda a sábado, enquanto a edição das 12h interrompe a programação de “O Vale em Pauta”, de segunda a sexta. Aos sábados, a veiculação ocorre antes do “A Hora Esportes”.
Além disso, de domingo a domingo, as inserções obrigatórias de partidos e candidatos veicularão junto aos blocos comerciais da emissora. Elas somam, no total, uma hora e 10 minutos por dia e tem duração mais curta, entre 30 e 60 segundos. Pela legislação eleitoral, devem ser veiculadas das 5h até meia-noite e são distribuídas em três blocos de audiência.
Tempo de rádio
- ESTRELA**
Renato Horn (PSB) – 33 segundos
João Braun (PP) – 1 minuto e 18 segundos
Elmar Schneider (MDB) – 5 minutos e 44 segundos
Carine Schwingel (União Brasil) – 2 minutos e 25 segundos - LAJEADO
Sérgio Kniphoff (PT) – 2 minutos e 25 segundos
Gláucia Schumacher (PP) – 4 minutos e 40 segundos
Carlos Ranzi (MDB) – 2 minutos e 54 segundos
(*) Ordem conforme o primeiro programa, a ser veiculado na sexta-feira
(**) Jair Wermann não terá direito à propaganda gratuita no rádio em virtude do seu partido, o Novo, não ter eleito número mínimo de representantes à Câmara dos Deputados em 2020.