Pouco mais de um mês. Esse foi o tempo em que a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Lajeado, funcionou em seu novo endereço até o momento. O imóvel, que abriu as portas em março, foi atingido pela enchente do Rio Taquari entre o fim de abril e começo de maio e, desde então, permanece fechado, sem previsão de retomada.
As águas quase cobriram o primeiro andar do prédio e danificaram mobiliários e equipamentos. Apesar da limpeza já ter sido feita em boa parte da estrutura, o atendimento permanece inviabilizado. Quem procura a agência é orientado a se deslocar a municípios próximos.
Em nota encaminhada à reportagem, a gerência regional do instituto informa que haverá reunião amanhã com representantes do Executivo de Lajeado para definir os próximos passos em relação à reforma, visto que o novo prédio foi construído a partir de um processo de permuta.
“Durante o período de fechamento da agência Lajeado, os atendimentos estão sendo direcionados às Agências da Previdência Social localizadas nos municípios de Teutônia, Encantado e Taquari, além dos canais remotos do INSS pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS”, destaca a nota.
O prédio, localizado na rua Júlio May, ao lado do ginásio da Escola Estadual Fernandes Vieira, permanece com vigilância 24 horas por dia. Os vigilantes, inclusive, têm sido consultados por pessoas que passam pelo local sobre as alternativas de atendimento presencial.
Negociação
Por quase meio século, o INSS funcionou em um prédio ao lado do Hospital Bruno Born, na esquina da avenida Benjamin Constant com a rua Saldanha Marinho. Contudo, com o passar dos anos, parte da estrutura se tornou ociosa, o que despertou interesse da casa de saúde em incorporar a área para ampliação dos serviços médicos e ambulatoriais.
As negociações iniciaram em 2021 e a permuta foi fechada no ano passado, quando o município confirmou a destinação de um terreno na Júlio May – onde no passado funcionou uma praça – para o órgão federal. A obra da nova sede do INSS foi executada pelo HBB.
Após a conclusão da obra, o hospital incorporou o prédio da antiga sede do instituto. Entretanto, cedeu o espaço temporariamente ao município para a instalação do Posto de Saúde central, também atingido pela cheia de maio.
Exemplo nacional
A unidade de Lajeado do INSS é considerada exemplo para futuras construções de agências pelo país. Chegou a virar case durante a assembleia de verão deste ano da Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs), com espaço menor, mas moderno e sustentável.