O Parque do Imigrante foi o local escolhido para sediar, na tarde deste domingo, 25, o primeiro Encontro dos Dachshund – os populares “salsichas” – em Lajeado. O evento mobilizou dezenas de cães e seus tutores.
Idealizados pelo Clube dos Dachshund do RS, os encontros ocorrem em diversas cidades gaúchas. Além de Lajeado, Santa Cruz do Sul teve o primeiro evento neste domingo. Já municípios como Santa Maria, Bento Gonçalves e Canoas promoveram diversas edições.
Apesar do frio, o tempo ensolarado contribuiu para a presença de diversas pessoas no encontro. Uma das organizadoras da atividade em Lajeado, Gerty Michelon, comemora o sucesso da primeira edição e já projeta novos encontros.
“Foi muito além do que esperávamos. Os salsichas são uma paixão brasileira. Então, decidimos tomar a frente e fazer um encontro aqui também. Ficamos muito felizes com a proporção que tomou”, destaca.
Além de ganharem petiscos e brindes, os cães puderam conviver com outros animaizinhos, o que Gerty entende ser fundamental. “Os salsichas são muito ativos. Esse tipo de atividade é bom para eles descarregarem essa energia e para os donos saírem um pouco para a rua também”.
Integração
O encontro reuniu salsichas de comportamentos variados. Alguns estavam mais agitados, outros latiam bastante e teve também os curiosos, que exploravam bastante o local.
Laica e Tóbi, no entanto, estavam mais tranquilos, segundo a tutora, Débora Schossler. Ela soube do evento por uma parente e não podia deixar de comparecer. “O dia ajudou bastante. É bom para eles aproveitarem também”.
Ver essa foto no Instagram
Clube dos Dachshund RS
Criado ano passado nas redes sociais, o grupo une pessoas com uma paixão em comum: os salsichas, uma das raças de cães mais populares no Brasil. Ainda em 2023, ocorreram os primeiros encontros. Desde então, diversas cidades sediaram atividades.