Vila Tekohá

Opinião

Carlos Martini

Carlos Martini

Colunista

Vila Tekohá

Gostei de ver essa iniciativa sendo implantada na boa terra de Santa Clara do Sul. ¨O lugar onde se vive¨, segundo a tradição oral de guaranis e kaiowas.

Mais um atrativo topo de morro sendo descortinado, com uma bela vista, clima agradável, fácil acesso, bem próximo a um acolhedor centro urbano e ótima infraestrutura para deleite, repouso e descanso para recarregar as baterias na pousada e chalés.

Há outros semelhantes em fase de estudos e elaboração de projetos, que mais cedo ou mais tarde serão implantados também aqui pela região.

Por enquanto ficam os merecidos parabéns pra quem teve essa iniciativa, bem como aos agentes públicos que atuaram como facilitadores para viabilizar o empreendimento. E votos de muito sucesso.

Não custa lembrar

É tempo de eleições e por conseqüência também de pesquisas eleitorais.

Tem algumas realizadas para divulgação e outras para consumo interno. Cada uma costuma ter questionários específicos, de acordo com as informações que buscam obter.

Mas não custa lembrar que elas refletem um momento específico, tipo uma fotografia, e o cenário pode se modificar bastante com o tempo e o vento.

Já dizia o finado Tancredo Neves: cenário político é como as nuvens, cada vez que se olha pra cima já mudou um pouco.

MARAGATOS & PICA-PAUS

É o título do livro recentemente reeditado, escrito por Carlos Reverbel (in memoriam), importante historiador e jornalista gaúcho.

Registro e recomendo a leitura, pela admirável abordagem do autor sobre esses episódios, mas também como agradecimento à editora L&PM que gentilmente me enviou um exemplar.

Eu confesso, franca e abertamente, mesmo sem ser intimado por algum supremo togado: sou aficionado e quase drogadicto em micro, midi e macro História.

Ela é mater et magistrae (mãe e mestra), como diziam os antigos latinos, pelo menos na tradução do meu ilustre Cumpádi Belarmino.

Por isso mesmo cultivo um enorme respeito por quem se mete a fazer registros históricos, sobretudo em meios impressos. Também porque as palavras voam e podem mudar, mas o que está escrito permanece no tempo. Verba Volant, Scripta Manent, desde os tempo s do Código de Hamurabi e da Pedra de Roseta.

Cara de paisagem

Época de campanha também é um período em que muitos políticos candidatos à eleição ou reeleição costumam ¨emergir¨ subitamente em locais nunca antes visitados pra dar as caras e pedir votos.

Faz parte e é do jogo, mas são cobrados e com razão. Geralmente de forma delicada, recebidos com expressões tipo ¨opá, quem tá vivo sempre aparece!¨.

Se acontecer é sempre melhor fazer a tradicional ¨cara de paisagem¨…e sair de fininho.

Anúncios desclassificados

Procura-se um problema para cada solução apresentada. Tratar com o burocrata radical de plantão mais próximo de você.

LIVRE PENSAR

“Tome conselho até com o vinho, mas depois sempre tome decisão com a água.” (atribuído a Benjamin Franklin)

CINE BRASIL APRESENTA

Decisões Fora do Rito (duplo com) Justiça Heterodoxa.

Saidera

Freguesa nova no Bolicho do Cumpádi Belarmino:
– O que o senhor tem pra servir, sem açúcar, sem sal, sem gordura, sem proteína animal, sem glútem, sem lactose, sem carboidratos, sem isso e sem aquilo?
– Guardanapos.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais