Sistema de rádio qualifica comunicação de emergência

NO ALTO DO SÃO CRISTÓVÃO

Sistema de rádio qualifica comunicação de emergência

Estado investe R$ 2 milhões na instalação de repetidores no Vale do Taquari. Em Lajeado, equipamentos serão instalados no prédio São Cristóvão, da Lyall Construtora e Incorporadora

Sistema de rádio qualifica comunicação de emergência
Em Lajeado, antena é instalada no prédio São Cristóvão, da Lyall. (Foto: Aldo Lopes)
Lajeado

Qualificar o trabalho e melhorar a comunicação entre Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do RS motivam o investimento do estado em sistemas de radiofrequência. Nas próximas semanas, Lajeado recebe um dos repetidores que possibilita um sistema de comunicação eficiente para serviços de emergência. Antena é instalada no prédio São Cristóvão, da Lyall Construtora e Incorporadora.

A iniciativa foi projetada a partir dos gargalos observados nas enchentes. Desde o início do ano, a Lyall tramitou mudanças no projeto do prédio para instalação do pináculo, no topo do edifício. Com isso, o prédio passa de 140 metros para 150m de altura, e se torna o mais alto do RS.

Para o Vale do Taquari, o investimento é de R$ 2 milhões em recursos da Secretaria de Segurança Pública. Cidades como Encantado, Estrela, Venâncio Aires e Taquari também recebem o sistema, que permite a interligação entre os quartéis da região. Antenas também são instaladas em torres de televisão ou emissoras de rádio.

Necessidade regional

Comandante do Corpo de Bombeiros de Lajeado, Thalys Stobbe afirma que o sistema permite a comunicação direta entre as viaturas, e também com embarcações ou equipes de resgate em situações de calamidade.

Além disso, ressalta que os repetidores estarão ligados a geradores, sem correrem o risco de não funcionarem em casos de queda de luz. O próprio prédio da Lyall, onde a antena é instalada em Lajeado, possui geradores.

“Não podemos perder a comunicação em cenários que vivenciamos durante as cheias de setembro e maio”, ressalta Stobbe. Coordenador da Defesa Civil de Lajeado, o tenente-coronel Luís Marcelo Gonçalves Maya afirma que o prédio da Lyall foi escolhido para a instalação do repetidor, porque é o mais alto da cidade e, assim, garante maior cobertura.

“Avaliamos que será possível uma cobertura regional, se a repetidora for dimensionada para isso. Se torna importante se perdermos a comunicação via telefonia celular ou sinal da internet, como ocorreu em maio”, destaca.

Maya ressalta que na Defesa Civil e na Secretaria de Segurança Pública de Lajeado, já se percebia a necessidade de um sistema como esse, que permitiria a comunicação com todos os agentes que estivessem em campo, nas ações de resposta a eventos climáticos, em especial, as enchentes. “A falta de comunicação nos causou sérias dificuldades no último evento climático”, reforça.

Diretor da Lyall, Roberto Luchese destaca que a solicitação para a colocação da torre no prédio da empresa foi um pedido dos próprios Bombeiros do Rio Grande do Sul e Brigada Militar do estado, depois das cheias de setembro.

Integração

O coronel Alex Sandre Severo, diretor do Departamento de Comando e Controle Integrado da SSP, destaca a evolução tecnológica da instalação das torres. “O sistema de radiocomunicação está sendo instalado em 38 pontos do Estado, nos principais pontos com maior concentração urbana do RS. Na região do Vale tem uma função muito importante que é possibilitar a integração do sistema de radiocomunicação entre as vinculadas da Segurança Pública e a Defesa Civil em eventos críticos.” Segundo ele, este é um protocolo moderno de radiocomunicação digital que está sendo implementado.

Os pontos vão permitir a maior abrangência de radiocomunicação, o que é importante também em razão dos eventos climáticos, pois vai permitir que mesmo com dificuldades de energia e comunicação ele permaneça integrado. “Por ser um sistema mais avançado, de fibra ótica, a comunicação entre as regiões será aprimorada. A tecnologia está em fase de implementação e até o final do ano a expectativa é de finalizar a instalação.”

Acompanhe
nossas
redes sociais