Há 20 anos, Brasil conquista primeiro ouro nas Olimpíadas de 2004

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, Brasil conquista primeiro ouro nas Olimpíadas de 2004

A primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas veio com o velejador Robert Scheidt. Nascido em São Paulo, começou a velejar aos nove anos na Represa de Guarapiranga, no Yacht Club Santo Amaro, em São Paulo.

Esse era o segundo ouro olímpico de Scheidt, a primeira medalha veio nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996. Na edição de Sidney, em 2000, conquistou a prata. Em 2008, a segunda medalha de prata e, em 2012, em Londres, veio a medalha de bronze. Além dos títulos olímpicos, Scheidt foi 15 vezes campeão mundial de iatismo.

Construção do CTA no HBB

A primeira etapa da obra de construção do Centro de Tecnologia Avançada (CTA) do Hospital Bruno Born, de Lajeado, entrava em fase de finalização. Essa parte consistia em quatro pisos (dois subsolos, o andar térreo e o mezanino). Nesses espaços, funcionariam os serviços de radioterapia, ressonância magnética e tomografia.

As obras do CTA tinham começado no início de 2002, com as escavações do subsolo. Os serviços de radioterapia do prédio começaram ainda em 2005, mas a estrutura completa do CTA só foi concluída em 2015.

Fábio Potrich lançava livro em Encantado

A obra “Aventura Sobre Trilhos, Uma História de Muita Ação” era lançada na unidade da Uergs em Encantado. O autor era Fábio Potrich, filho de Terezinha e Fidêncio Potrich e natural de Encantado.

Aos 28 anos, Fábio era estudante do curso de Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial e aquela era sua primeira obra. O livro, de 107 páginas, narrava uma corrida de trilheiros.

O autor considerava o livro uma superação pessoal, já que ele tinha dificuldades de locomoção e de fala, uma condição ocasionada pela falta de oxigênio no nascimento.

A ideia do livro surgiu a partir de uma revista comprada pelo irmão de Fábio, que tinha desenhos sobre uma viagem rodoviária. O autor, então, começou a escrever em folhas de caderno e depois transformou a história em livro.

De grande ajuda tinha sido a professora Alessandra Baldo, que não só corrigiu a obra, mas também foi atrás de um desenhista para ilustrar a história e uma editora para publicar.

Há 50 anos…
Castelinho era campeão estadual em handebol

O Colégio Estadual Presidente Castelo Branco se tornava campeão do Rio Grande do Sul em handebol, na categoria infantil feminina. A professora responsável pela equipe vencedora era Tarcila Maldaner Nunes. O time era formado pelas alunas: Dulce Wesner, Luz Marina Uhry, Rosane Martins da Silva, Maristane Fagundes Kauffmann, Ingrid Helena Heinen, Eliana Becker, Virgínia Rhod e Iari de Menezes.

Hoje é

  • Dia do Aviador Naval
  • Dia da Intendência

Santo do dia: Santa Rosa de Lima

Acompanhe
nossas
redes sociais