Nosso planeta é gigante! Faz parte do sistema solar que é ainda muito maior e ainda esse compõem a via láctea que é algo que, desculpem, eu nem consigo imaginar o quão grande isso vem a ser.
Quanto mais conheço a mim mesmo e também a outros seres humanos, mais percebo a grandeza do universo que existe dentro de cada um.
A nível de matéria, somos apenas um organismo vivo convivendo com outros seres da mesma e de outras espécies. Organicamente os humanos são todos semelhantes e capazes de realizar as mesmas tarefas.
Porém, quem realmente somos é determinado mais do que apenas por esse enorme conjunto de células.
Nossas experiências, o ambiente onde crescemos, as pessoas com quem convivemos, os traumas que passamos… tudo isso, de alguma forma, vai construindo um imenso emaranhado de memórias, gostos, desejos e bloqueios. Costumo dizer que esse universo interior se torna maior do que aquele constituído por planetas e estrelas, descrito no início do texto.
Ninguém nos ensinou do que ter medo, ninguém nos obrigou a ter muito interesse por determinado assunto, ninguém nos impôs um propósito de vida… nada foi embutido ou “nasceu” com a gente. Tudo o que somos foi criado e é um produto de nossa mente. Bem como nossas dificuldades e limitações que podem ter sido adquiridas ainda na infância.
É lindo explorar o mundo, fantástico descobrir um lugar diferente… Mas ficaria admirado com o quanto conhecer melhor a si mesmo pode fazer bem à sua vida. Dentro de nós é onde estão não somente as soluções mas também a razão pela qual temos um problema.
Talvez seja complexo, talvez você não me entenda… mas eu garanto que quem viaja pelo seu próprio universo obtém mais capacidade de lidar com tudo ao seu redor.