O que esperar dos candidatos de Encantado no debate

Opinião

Diogo Fedrizzi

Diogo Fedrizzi

O que esperar dos candidatos de Encantado no debate

O estúdio panorâmico da Rádio A Hora 102,9 FM, na Galeria Peretti, no centro de Encantado, receberá na próxima terça-feira, 27, os três postulantes ao cargo de prefeito. Das 10h às 12h, Jonas Calvi (PSDB), Luciano Moresco (PT) e Paulo Costi (PP) confrontarão suas propostas para o mandato 2025-2028.

Embora estejamos no início da campanha eleitoral, acredito em um debate ‘quente’. O perfil e o experiente currículo político dos três candidatos sinalizam para isso. Jonas é o atual prefeito, já foi vereador e presidente da Câmara. Moresco também já comandou o Legislativo e conhece bem os dois adversários, pois integrou o secretariado de Paulo e de Adroaldo Conzatti e foi colega de Jonas na Câmara. E Paulo administrou Encantado por quatro vezes e orgulha-se de nunca ter perdido eleição quando seu nome encabeçou a chapa majoritária.

Que seja ‘quente’, até porque ‘paparicos’ ninguém merece. Mas que seja um confronto pautado por ideias e planos que vão ao encontro das reais necessidades dos encantadenses ainda abalados pelos recentes desastres naturais.

Valorização do produto erva-mate

Uma comitiva da Associação dos Amigos e Parceiros da Erva-Mate do Polo do Alto do Vale do Taquari (AA Erva-Mate) está em São Paulo onde participa do SoftyDrinks Tech, renomada feira de tecnologia e bebidas não alcoólicas. A entidade, que tem sede em Ilópolis, ocupa um espaço dedicado à apresentação de oficinas de drinks que utilizam a erva-mate.

O presidente da Associação, Clóvis Roman, argumenta que a presença no evento fortalece a identidade local da erva-mate e contribui para o reconhecimento nacional e internacional como produto de qualidade e procedência garantidas. Além de Roman, participam das atividades os empresários Joel Gaio (Buena Erva-Mate), Ariana Maia (Inovamate), Vitor Fornari (Valério), Adolfo Pompermeier (Invernada), Quender Fusiger (Mate & Vida) e Gelso Gasparin (Lago Verde).

Elogiável a mobilização desse grupo que trabalha incansavelmente pelo fortalecimento do setor e mira o selo de identificação geográfica para colocar a erva-mate em patamar semelhante a produtos consagrados como o café e o vinho.

Juntos, Jonas, Moresco e Paulo apresentam quase 400 propostas em seus planos de governo

Já estão disponíveis no site DivulgaCand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os planos de governo dos candidatos a prefeito. Nesta semana, li as propostas registradas pelos concorrentes de Encantado.

Jonas Calvi (PSDB) distribui 111 iniciativas em nove áreas: Saúde e Meio Ambiente; Educação; Agricultura e Desenvolvimento Rural; Turismo e Desenvolvimento; Assistência Social e Habitação; Cultura, Esporte e Lazer; Obras e Infraestrutura Urbana; Defesa Civil e Enfrentamento a Catástrofes Climáticas; e Inovação.

Luciano Moresco apresenta 144 ações e divide seu plano em sete setores: Educação; Saúde; Defesa Civil, Adaptação à Mudança Climática e Meio Ambiente; Administração e Financeiro; Obras Públicas; Agricultura, Turismo e Economia; Assistência Social e Habitação.

Paulo Costi (PP) propõe 128 iniciativas a partir de 11 temas: Saúde e Meio Ambiente; Agricultura; Educação; Cultura, Esporte e Lazer; Desenvolvimento; Defesa Civil e Contenção de Cheias/Deslizamentos; Assistência Social; Ciência, Inovação e Tecnologia; Obras, Planejamento e Mobilidade Urbana; Segurança Pública; e Governo Participativo e Humanizado.

Embora algumas propostas sejam parecidas (o que é natural, principalmente na área de enfrentamento aos desastres naturais), outras já foram prometidas em campanhas passadas e outras tantas não trazem nada de novo, pois fazem parte da rotina administrativa. Selecionei três ações, uma de cada candidato, que acredito ser novidade também para o eleitor. Jonas quer implementar a telemedicina como forma de facilitar o acesso a consultas médicas. Moresco pretende criar o Mercado Público para comercializar produtos da agricultura familiar, além de peças de artesanato e alimentos orgânicos. E Paulo propõe a construção de uma sede para o SAMU.

Eleitor consciente decide seu voto pelo plano de governo. Então, tire um tempo, leia com atenção e faça a melhor escolha em outubro!

BASTIDORES

  • A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) comemora 85 anos no próximo dia 2 de setembro. Um evento festivo será realizado no Auditório do Sicredi Região dos Vales.
    Em Arvorezinha, o clima eleitoral segue em ebulição com informações de denúncias contra candidatos. E a dupla Clóvis Roman (PL) e Dani Lima (PP) garante que está no jogo.
  • Comovente a explanação do produtor rural de Roca Sales, Márcio Piccinini, no Seminário Pensar o Vale – Os Abalos Ambientais e o Impacto no Campo, promovido pelo Grupo A Hora, ontem, 21, no Colégio Teutônia. Piccinini fez um relato sobre os prejuízos milionários que afetaram sua propriedade em Roca Sales nas enchentes de maio e descreveu o triste cenário, com perdas de equipamentos, culturas e animais, como “uma cena de filme de terror”.

Eu pergunto:

Ataque ou defesa? Qual será a estratégia de Jonas Calvi, Luciano Moresco e Paulo Costi no debate da Rádio A Hora?

Anote aí! É terça-feira, dia 27, das 10h às 12h, no estúdio em Encantado.

Acompanhe
nossas
redes sociais