Há 50 anos, nova ponte no Rio Taquari

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 50 anos, nova ponte no Rio Taquari

Uma das principais reivindicações, há 50 anos, era uma nova ligação terrestre entre a Região Alta e a Estrada da Produção (BR-386). Na época, a ponte da ERS-129 sobre o Rio Taquari, que liga Roca Sales a Encantado, não existia. Somente a Ponte Brochado da Rocha, em Muçum, já estava construída.

Por anos, as comunidades de Roca Sales e Encantado atravessavam o Rio Taquari de balsa, travessia que era impedida em períodos de cheia e, por isso, limitavam o acesso à capital do Estado. Em 1974, as péssimas condições da estrada da ERS-129 já eram notícia.

Na época, se falava na construção de uma nova ponte sobre o Taquari, entre Roca Sales e Encantado, na atual ERS-129, que ligaria a Região Alta a Colinas e depois Estrela, onde seguiria pela BR-386. Esse mesmo trecho, 50 anos depois, é usado como alternativa em meio aos desafios logísticos do Vale do Taquari. A ponte, comentada em 1974, só foi inaugurada em 1986.

Há 20 anos…
Jubileu de Ouro do Frei Pedro Knob

O padre de 75 anos comemorava seus 50 anos de vida religiosa, o chamado Jubileu de Ouro. Pedro Knob era natural de Pontes Filho, localidade na divisa entre os municípios de Poço das Antas e Teutônia.

Nascido em 1929, fez o primário na Escola São Pedro de Poço das Antas e frequentou o antigo “ginásio” no Seminário Seráfico São Francisco de Taquari. Depois, estudou em seminários em Imigrante, Viamão e até em Roma. Foi ordenado sacerdote no dia 22 de agosto de 1954.

Para celebrar os 50 anos de vida sacerdotal do frei, uma missa especial ocorria na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, de Poço das Antas. Apesar disso, na época, Knob atuava na paróquia de Agudo.

Em meio aos anos de serviço religioso, Knob também dedicou tempo à literatura e era autor de um livro sobre a história de Poço das Antas. O frei também tinha o título de Cidadão Honorário Poçoantense. Knob faleceu em 2008, aos 78 anos.

Morria o poeta e fotógrafo Lino Stefano De Nes

Natural de Encantado, Lino Stefano De Nes falecia aos 79 anos de idade. Poeta e fotógrafo, teve diversas de suas poesias premiadas no Brasil e no mundo e recebeu 29 prêmios em exposições fotográficas ao longo da carreira. A obra mais premiada era a fotografia “Amigo Fiel”, que retratava um cachorro ao lado de um túmulo. De Nes começou a fotografar aos 17 anos, no estúdio de Hugo Peretti em Encantado. Fazia fotos 3×4. Antes disso, tocava acordeão em bailes pelo interior da cidade. Há 20 anos, o fotógrafo e poeta foi sepultado no Cemitério de Santo Antão, em Encantado.

 

Hoje é

  • Dia do Supervisor Escolar
  • Dia do Coordenador
    Pedagógico
  • Dia do Folclore
  • Dia do Excepcional

Santo do dia: Nossa Senhora Rainha

Acompanhe
nossas
redes sociais