A presença de uma “neblina cinza”, nesta quarta-feira, 21, no céu do Vale do Taquari é resultado das queimadas na Amazônia. Correntes de vento do Norte formam um rio atmosférico de fumaça até o estado, o que deixa o céu acinzentado com o sol avermelhado e laranja.
Durante o início da manhã e ao fim da tarde, uma densa camada reduz a visibilidade nos últimos dias, mesmo com céu aberto.
Imagens de satélite registram uma espessa nuvem de fumaça sobre o RS. Segundo a MetSul, o evento foi causado por uma mudança nos padrões de circulação de vento entre o sul do Brasil, o Paraguai e o Norte da Argentina.
Esse deslocamento fez com que o vento transportasse partículas provenientes do alto volume de focos de incêndio nestes locais para a região sul do país.
CALOR
Uma massa de ar quente atua nesta quarta-feira, 21, sobre parte do estado e o dia é de tempo firme, com sol e nebulosidade variada. As rajadas de vento são de intensidade moderada. O dia tem ainda grande amplitude térmica, com manhã amena e tarde de calor. Mínima ficou em 15ºC e máxima deve chegar aos 31ºC.