Debate vai das propostas à troca de farpas entre candidatos

CINCO PROJETOS PARA ESTRELA

Debate vai das propostas à troca de farpas entre candidatos

Criticas às duas últimas gestões municipais marcaram o primeiro encontro entre os postulantes ao Executivo. No primeiro bloco, os cinco concorrentes apresentaram suas visões sobre a reconstrução da cidade após a cheia

Debate vai das propostas à troca de farpas entre candidatos
Debate de duas horas teve enfrentamentos e críticas diversas. (Foto: Mateus souza)
Estrela

Pela segunda eleição consecutiva, um número expressivo de candidatos se colocam a disposição do eleitorado estrelense. Se em 2020, foram sete postulantes ao Executivo, neste ano cinco nomes foram indicados por partidos e coligações à disputa. Ontem, 20, tiveram a oportunidade de confrontarem propostas pela primeira vez nesta campanha eleitoral.

Em debate de duas horas na Rádio A Hora 102,9, Carine Schwingel (União Brasil), Elmar Schneider (MDB), Jair Wermann (Novo), João Braun (PP) e Renato Horn (PSB) detalharam seus planos para o futuro de Estrela. Embates ocorreram sobretudo nos momentos de perguntas e respostas.

Nos cinco blocos, eles abordaram temas diversos, como saúde, educação, desenvolvimento econômico, finanças públicas e reconstrução da cidade após a enchente de maio, além de responderem a perguntas elaboradas pela equipe de jornalistas do Grupo A Hora. Também ganharam espaço para se apresentarem ao eleitorado.

Este é o segundo de uma série de encontros com candidatos aos executivos municipais que o A Hora promove ao longo dos próximos dias. Ao todo, são 45 debates previstos conforme cronograma divulgado pela emissora. Também estão previstas entrevistas com os postulantes a prefeito nas cidades mais populosas, além de pesquisas de intenção de voto.

Provocações e comparativos

Candidato a reeleição, Schneider foi o alvo principal de Wermann e Horn em seus comentários, mas também partiu para o ataque quando provocado. Em pelo menos duas ocasiões, fez críticas a gestão anterior, do antigo aliado Rafael Mallmann, hoje secretário de Estado e casado com Carine.

“A pior estrada do município é em Arroio do Ouro e Linha Figueira. E lamentavelmente Estrela não tem uma representação no governo do Estado que pudesse melhorar aquela estrada. Onde está o secretário que representa nosso o município?”, questionou o prefeito.

Carine, no entanto, protagonizou um dos principais embates do dia com Braun, que está em seu segundo mandato de vereador e fez oposição tanto ao governo de Mallmann quanto a administração atual. “Você que foi secretária do Elmar, passou um bom tempo sumida e apareceu agora nas eleições. Não sabe nem o preço da passagem de ônibus (…)”, provocou o candidato do PP.

“Talvez nos lugares onde eu estava, que eram nos pontos de recolhimento e doações das enchentes, o senhor não estava. Não estive sumida em nenhum momento. Trabalhei muito e não fiz nenhuma foto”, retrucou a postulante do União Brasil.

Temas sorteados

O que cada candidato falou sobre determinados temas.

Encontros futuros

Os candidatos a prefeito de Estrela voltam a se encontrar na Rádio A Hora no dia 2 de outubro, às 10h, no penúltimo debate eleitoral promovido pela emissora. O formato é semelhante ao encontro de ontem.
Eles também participarão de sabatinas individuais no programa Frente e Verso, com meia hora de duração. As entrevistas ocorrerão nos dias 16, 17, 18, 19 e 20 de setembro, com Schneider, Horn, Wermann, Carine e Braun, respectivamente. A ordem de participação foi definida por sorteio.

Próximos debates

  • Amanhã, 22 – Teutônia
  • 27 de agosto – Encantado

Perguntas dos jornalistas

Os candidatos a prefeito também responderam a uma série de perguntas elaboradas de forma conjunta pela Central de Jornalismo do Grupo A Hora. Confira:

Considerando que o agronegócio representa maior percentual na arrecadação, quais são suas propostas para apoiar e fortalecer esse setor, garantindo sua sustentabilidade e incentivando o desenvolvimento econômico do município?

“Nós entendemos que, quando vivemos a realidade, conseguimos pensar em políticas públicas que gerem resultados. Por isso, admiro muito o meu candidato a vice. É um produtor rural que sempre se dedicou ao desenvolvimento da comunidade. É um legítimo representante do interior, o que também aumenta nosso compromisso de entrega”. Carine Schwingel (União Brasil)

Qual é o seu plano para a reconstrução das casas e infraestrutura nos bairros que foram devastados pela enchente? Além disso, como você pretende utilizar as áreas afetadas, garantindo que estejam preparadas para futuros desastres e promovendo o bem-estar dos moradores?

“As pessoas não podem mais voltar para esses locais devastados. Necessariamente, terão que ser utilizados para área pública, como parques, projetos sociais e campos de futebol. Vamos dar condições para que as famílias tenham local adequado para residir, e construir creches e postos de saúde para que possam viver dignamente”. Jair Wermann (NOVO)

Como você pretende assegurar que Estrela tenha uma representação política regional forte e influente, capaz de defender os interesses do município e atrair investimentos?

“Infelizmente, na última gestão, Estrela criou rusgas com Lajeado. Mas não somos uma ilha. Temos no município ao lado o prefeito Marcelo Caumo, que é um exemplo de gestor. Então, Estrela vai voltar a ser amiga de Lajeado. Vamos lutar para a construção de uma nova ponte entre as duas cidades, pois isso vai trazer mais desenvolvimento”. João Braun (PP)

Quais medidas você planeja adotar para garantir uma gestão responsável e eficiente dos gastos públicos em Estrela, assegurando que os recursos sejam aplicados de forma transparente e em benefício direto da população?

“Em primeiro lugar, é preciso reduzir a máquina pública, pois há muito cabide de emprego na prefeitura. Inclusive nessa época do ano, com CCs passando de CC3 para CC4. Nem sei se isso é permitido. Quando o atual prefeito ganhou a eleição passada, colocou todos os adversários para dentro da prefeitura. Não concordo com isso”. Renato Horn (PSB)

Quais são suas propostas para solucionar os gargalos no trânsito de Estrela, especialmente em relação à conexão com a BR, e como pretende melhorar a mobilidade urbana para facilitar o fluxo de veículos e garantir a segurança dos cidadãos?

“Vamos transformar Estrela em um eixo de integração. Quando a BR-386 foi privatizada, infelizmente não foi feita nenhuma proposta para melhorar o acesso ao nosso município. Como presidente da Amvat, consegui cadeira na comissão tripartite e hoje temos um projeto para construir túnel que liga o Imigrantes ao Pinheiros”. Elmar Schneider (MDB)

Mitigação das cheias

Confira o que cada candidato projeta para o combate às enchentes.

Acompanhe
nossas
redes sociais