“Era cena de filme de terror”, desabafa produtor rural de Roca Sales

Seminário Pensar o Vale

“Era cena de filme de terror”, desabafa produtor rural de Roca Sales

Case do evento, Márcio Piccinini descreve momentos vividos por ele e sua família durante as enchentes

“Era cena de filme de terror”, desabafa produtor rural de Roca Sales
Márcio Piccinini, produtor rural de Roca Sales (Foto: Felipe Neitzke).
Teutônia

Durante o Seminário Pensar o Vale – Os Abalos Ambientais e o Impacto no Campo, realizado nesta quarta-feira, 21, no Colégio Teutônia, um dos cases de destaque foi o do produtor rural de Roca Sales, Márcio Piccinini, fortemente afetado pelas recentes enchentes na região.

Conhecido por sua dedicação à agricultura em uma vasta extensão de terra que inclui Roca Sales, Colinas, Encantado e Arroio do Meio, viu-se devastado pela força das águas. Sua propriedade, que abrange cerca de 500 hectares, foi severamente atingida. Dos prejuízos, seis tratores, três caminhões, duas colheitadeiras e diversas culturas agrícolas. Entre elas, 140 hectares de trigo prontos para colheita e 110 hectares de milho recém-plantado.

“Cheguei e observei, deu um desespero. Pensei na minha mulher e na minha filha. Não tínhamos mais nada, nem um fósforo para fazer fogo no dia seguinte”, relatou Piccinini, refletindo sobre o impacto emocional da perda não apenas para ele, mas para sua família. A situação foi descrita como “uma cena de filme de terror”, com porcos mortos espalhados por todos os cantos e maquinários submersos espalhados pela propriedade.

Contudo, em meio ao caos, sem energia e água, a solidariedade se mostrou fundamental. Cerca de 40 pessoas, vindas de diferentes lugares, uniram esforços para ajudar na limpeza e recolhimento dos animais mortos. Ele mobilizou recursos como retroescavadeiras e tratores emprestados, além de contar com o apoio de uma escavadeira do Exército para abrir valas e enterrar os animais mortos. Porém, após esse trabalho, outro problema surgia. “Como o solo estava encharcado, os porcos mortos começaram a subir. As máquinas começaram ali outro trabalho intenso jogando terra na vala, que situação desesperadora.”

Apesar de todo prejuízo, dificuldades e desespero, uma lição. “Aprendemos muito com tudo isso que passamos. São marcas que carregaremos para toda a vida”, afirmou Márcio, destacando a força dele e da família e o aprendizado diante da adversidade. Apesar da destruição, seu relato é um testemunho de superação e resiliência, refletindo o espírito de luta e reconstrução que caracteriza os agricultores da região.

O caso de Márcio Piccinini não apenas ilustra os desafios enfrentados pelos produtores rurais diante de desastres naturais, mas também inspira pela determinação em enfrentar e aprender com as dificuldades.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais