O Grêmio entra em campo no principal palco do futebol brasileiro em vantagem na noite de hoje. Após vencer a ida por 2 a 1 no Couto Pereira, o Tricolor avança às quartas de final da Copa Libertadores com qualquer vitória ou empate sobre o Fluminense. O páreo não é fácil, pois mesmo que viva má fase, o adversário é o atual campeão da principal competição do continente. A bola rola às 19h, no Estádio Maracanã, com transissão da Rádio A Hora.
Os dois gols de Reinaldo e a virada na partida de ida deixam o Grêmio em situação de superioridade. Qualquer vitória ou empate classifica o Tricolor para encarar o vencedor de Atlético-MG e San Lorenzo nas quartas de final. Vitória do Fluminense por um gol de diferença leva a decisão aos pênaltis. Para avançar no tempo normal, a equipe carioca precisa vencer por dois ou mais gols de diferença.
O histórico recente também é favorável ao Tricolor de Porto Alegre. O Grêmio tem, nos últimos anos, levado vantagem quando enfrenta o Fluminense no Rio de Janeiro. Os cariocas venceram apenas dois dos últimos dez jogos com mando de campo diante dos gaúchos, sendo o último em setembro de 2019.
Dúvidas no time
A relação de atletas para a partida entregou duas surpresas na manhã de ontem. Pepê e Du Queiroz não foram relacionados e permaneceram em Porto Alegre. Assim, Renato Portaluppi tem apenas três volantes no Rio de Janeiro: Villasanti, Dodi e Ronald. Edenilson, que poderia ser opção, não está inscrito na Libertadores.
Sem Rodrigo Ely, suspenso, a principal dúvida recai sobre o esquema. Se atuar com três zagueiros, Pavón deve ir para o banco de reservas para a entrada de Gustavo Martins. O provável time que busca a classificação tem: Marchesín; João Pedro, Jemerson, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Dodi e Cristaldo; Soteldo, Pavón (Gustavo Martins) e Braithwaite.
No banco de reservas, mesmo que esteja em vias de deixar o Grêmio para atuar no Brentford, da Inglaterra, Gustavo Nunes é opção.
Flu não vence há quatro jogos
Atual campeão da Libertadores, o Fluminense vive um 2024 frustrante. O clube segue na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e recentemente foi eliminado da Copa do Brasil para o Juventude. Nas últiamas quatro partidas, são dois empates e duas derrotas.
Para o duelo, Mano Menezes não terá Alexander, negociado com o futebol da Arábia Saudita. Martinelli ainda é dúvida, assim como Germán Cano, que não ficou à disposição contra o Corinthians no fim de semana. O provável time titular tem: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Esquerdinha; André e Martinelli (Lima); Arias, Ganso e Serna; Kauã Elias.