A parte da Ponte de Ferro, arrancada pela cheia de maio, foi retirada do rio Forqueta, na noite de segunda-feira, 19. Agora, para o transporte, equipes de engenharia analisam formas de causar o menor impacto possível no trânsito.
Umas das alternativas é cortá-la em quatro pedaços para após remontar no local definitivo. “Se trata de uma estrutura com aproximadamente 50 toneladas, então tudo é extremamente complexo e perigoso”, explica o empresário Roberto Lucchese.
O objetivo da força-tarefa é restaurar parte da estrutura que colapsou durante as cheias e deixar em exposição. A remoção dos destroços começou no dia 14 de agosto. No dia 25, guinchos começaram a atuar para erguer a estrutura.
Conforme Lucchese, uma parte retorcida ancorada na terra dificultou os trabalhos das equipes da Lyall e Guinchos Sansão. Outro empecilho foi a alta do rio Forqueta, que subiu quase dois metros depois do fechamento das comportas da Barragem Eclusa, em Bom Retiro do Sul.