De 96 escolas avaliadas no Vale, 40 superam meta nacional; confira lista

Anos finais do Fundamental

De 96 escolas avaliadas no Vale, 40 superam meta nacional; confira lista

Do 6º ao 9º ano do Fundamental, o desempenho da rede pública municipal e estadual atinge resultados positivos em comparação com a média do Estado

De 96 escolas avaliadas no Vale, 40 superam meta nacional; confira lista
Mundo Encantado, da rede municipal de Encantado, teve a terceira melhor nota no Ideb dos anos finais do Fundamental. (Crédito: Bryan Bicca)
Vale do Taquari

A rede pública no nível Fundamental (anos finais) na região ficou acima da média tanto do país quanto perante às instituições gaúchas. Do total de 141 colégios públicos (rede municipal e estadual) em 38 municípios, 96 instituições tiveram avaliação do Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb). Deste total, 40 atingiram a meta do Ministério da Educação, de 5,5 pontos.

Entre os destaques, a escola Mundo Encantado, da rede municipal de Encantado. Com 7,2 pontos, terceira melhor pontuação no RS. Também figura no topo a escola Brasília, de Bom Retiro do Sul, com 6,9 pontos.
O Ideb é calculado a partir de rendimento escolar, níveis de aprovação e médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

A nota avalia uma escala de zero a dez. A série de resultados iniciou em 2005, quando foram estabelecidas as metas bienais de qualidade para o país, estados, municípios e escolas.

Como é feito o Ideb?

O índice avalia duas informações e apresenta resultados em uma escala que vai de 1 a 10:

  • Taxa de aprovação/fluxo escolar (a porcentagem de alunos que não repetiram de ano em uma escola ou rede de ensino e a evasão);
  • Notas do exame nacional em Português e Matemática;

Escolas de fora do Ideb

De acordo com o Inep, os motivos para as instituições públicas não terem nota do Ideb se devem a alguns critérios, tais como: menos de dez alunos matriculados para fazer as provas do Saeb, não ter um número de participantes mínimo de 80% dos alunos matriculados na etapa avaliada.

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