Moradores clamam por áreas de lazer e esportes

UM NOVO OLHAR SOBRE OS BAIRROS

Moradores clamam por áreas de lazer e esportes

Pesquisa mostrou necessidade por estruturação de parques e praças, além da criação de novos espaços em bairros menos centrais

Moradores clamam por áreas de lazer e esportes
No bairro Montanha, uma das poucas áreas de lazer fica na Rua dos Cinamomos, próximo ao Posto de Saúde (Foto: Bibiana Faleiro)
Lajeado

A melhoria nos espaços de lazer está entre as demandas levantadas por moradores de Lajeado, para a próxima gestão municipal. O pedido é por infraestrutura em parques e praças já existentes, construção de novos espaços de lazer e atividades físicas e arborização.

Moradores também relatam a necessidade de ampliar ofertas de atividades de recreação, assim como viabilizar o transporte coletivo aos locais de lazer no fim de semana. A pesquisa também registrou a sugestão de transformar áreas alagáveis em parques e praças.

Novos espaços no Montanha

A artesã Veridiana Verruck, 36, levou o filho para jogar bola com um amigo em uma das poucas áreas de lazer  do bairro Montanha, onde mora faz 12 anos. Apesar do campo de futebol e de vôlei no espaço, que fica na Rua dos Cinamomos, próximo ao Posto de Saúde, o local não é visitado com frequência por ela e a família, por ser  mais retirado do bairro e ela se sentir insegura na praça.

Além disso, comenta sobre a possibilidade de ter mais estrutura no espaço, além de outras áreas de lazer no  centro do bairro. “Poderia ter outros lugares para tomar um chimarrão com a família”, diz.

Para os momentos de lazer, Veridiana costuma ir até o Parque do Imigrante, no Alto do Parque, ou na Pracinha do Papai Noel, no bairro Americano.

Demandas do novo bairro

Áreas de lazer também são prioridade no bairro Jardim Botânico. Moradores se movimentam para criar parques (Foto: Bibiana Faleiro).

Presidente do bairro Jardim Botânico, Alfredo Farinhas diz que, apesar de muito novo, o bairro já apresenta  necessidades de áreas de lazer. A extensão do território e o crescimento populacional da região também  contribuem para a demanda.

Hoje, o Jardim Botânico é uma das poucas áreas de lazer do bairro, com trilhas, espaços verdes e horto florestal. Para a prática de esportes, no entanto, Farinhas diz não haver local adequado.

“Temos a necessidade, talvez, de um campo de futebol, um ginásio, algo nesse sentido. Não temos ainda nada homologado com a prefeitura”, afirma. O município, por outro lado, deve entregar uma pracinha com  brinquedos nas próximas semanas.

Enquanto isso, moradores se movimentam para colocar em prática suas próprias praças, à exemplo de um grupo de vizinhos que prepara um terreno para ser transformado em área de lazer.

“Vamos encaminhar nos próximos dias mais um pedido de ajuda ao município, para a estruturação dessa área  que os vizinhos adotaram”. Farinhas ressalta a importância dos espaços de lazer, tanto para crianças e  adolescentes, quanto idosos que moram ou frequentam o bairro.

Ele ainda comenta sobre a necessidade de academias ao ar livre e da criação de praças menores, em diferentes pontos do bairro. Além de ambientes adequados para a prática de outros esportes.

Acompanhe
nossas
redes sociais