Há 20 anos… As primeiras câmeras de vigilância de Lajeado

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos… As primeiras câmeras de vigilância de Lajeado

A proposta era que, até o fim de 2004, Lajeado tivesse quatro câmeras de videomonitoramento. Os aparelhos seriam instalados na rua Júlio de Castilhos e na Avenida Senador Alberto Pasqualini.

A implementação de um sistema de vigilância por vídeo já era discutida há dois anos na cidade. O objetivo era aumentar a segurança e contribuir no controle do fl uxo de veículos.

Cada aparelho captava imagens numa distância média de 150 metros e funcionava 24h. Na época, a verba para o projeto era de R$ 140 mil, valor proveniente de infrações de trânsito. Lajeado seria o terceiro município no Estado a instalar o sistema, apenas Novo Hamburgo e Farroupilha tinham iniciativas semelhantes.

Hoje, Lajeado já tem dezenas de câmeras pela cidade, em vários bairros. No início de agosto, foi anunciado que o Departamento de Trânsito prepara a instalação de câmeras em dez novos pontos.

Em 2004, a rua Júlioa de Castilhos receberia alguns equipamentos de videomonitoramento

 

União Campestre vencia a Copa Integração

O time União Campestre, de Lajeado, vencia o Guarani de Arroio Grande e se consagrava campeão da Copa Integração. A partida fi nal foi disputada em Arroio do Meio e terminou em 3 a 1. O primeiro gol do União ocorreu nos primeiros 15 minutos da partida. Em julho, o time lajeadense já tinha vencido a Copa Sampaio em uma disputa contra o SER São Cristóvão, que perdeu de 1 a 0.

Há 50 anos…

Carneiros viraria aeroporto em Lajeado

O assunto gerava polêmica há 50 anos. O governo municipal iniciava estudos para instalar um aeroporto na várzea do bairro Carneiros e os moradores da localidade se mostravam contrários. O projeto faria com que mais de 120 pessoas perdessem suas terras. Conforme os jornais da época, os ânimos estavam “exaltados”, com declarações de “Daqui só saio morto” e “Saio daqui para a cadeia ou para o cemitério”.

Os proprietários não deixavam os técnicos sequer entrarem nas terras sem autorização judicial. Isso porque muitos eram produtores rurais e, conforme os próprios moradores, a várzea do Carneiros sempre foi muito fértil e por causa disso garantia o sustento dessas famílias.

Por ser uma área constantemente alagada pelo Rio Taquari, a terra era muito produtiva. “Não vejo porque construir um aeroporto numa área que fi ca alagada e ilhada, de onde vão tirar dinheiro para aterrar tudo?”, questionava um morador. O projeto do aeroporto nunca se concretizou.

Sábado é

  • Dia do Patrimônio Histórico
  • Dia Nacional da Construção Social
  • Dia do Pão de Queijo

Santo do dia 17: São Jacinto

Domingo é

  • Dia Nacional do Campo Limpo
  • Dia do Estagiário
  • Dia Mundial da Libertação Humana

Santo do dia 18: Santa Helena

Acompanhe
nossas
redes sociais