Comunicar para quê?

Opinião

Rogério Wink

Rogério Wink

Comunicar para quê?

Ao longo dos anos em que converso com empreendedores pelos canais de comunicação aos quais tenho acesso, encontrei aqueles que não desejam compartilhar suas experiências, entendendo que para eles não é apropriado “se expor”, pois efetivamente não “aumenta suas vendas” e “ainda vou divulgar a minha estratégia…”. Respeitando todos os pontos de vista, gostaria de apresentar uma leitura um pouco mais ampla sobre a importância da chamada comunicação empresarial.

No dinâmico mundo dos negócios, é crucial compreender o impacto profundo da visibilidade na mídia e o reconhecimento dos seus benefícios que vão muito além dos retornos fi nanceiros imediatos. A comunicação consistente e estrategicamente alinhada não apenas eleva a visibilidade da sua marca, mas também cria uma autoridade e lembrança no seu setor de atividade.

A empresa ou seu líder expandem a reputação e o alcance de marca criando conexão mais profunda com seus clientes. Por exemplo, quando um empreendedor participa de uma conversa ou entrevista na mídia, ele não só compartilha a visão da empresa, como também reforça a confiança tanto dos consumidores quanto dos seus parceiros (fornecedores, instituições fi nanceiras, comunidade…) de negócios. A comunicação não se limita ao público externo. Ela também tem um efeito poderoso sobre a equipe interna. Ver a própria empresa e seus líderes reconhecidos publicamente aumenta muito a moral dos funcionários. Isso se traduz em motivação adicional, dedicação e orgulho de pertencimento ao local de trabalho.

Num momento em que a atração e manutenção de talentos é um dos maiores desafi os das organizações, uma marca forte e uma liderança positiva visível não apenas retêm talentos, mas também tem potencial de atrair novos. Os funcionários atuais se sentem mais seguros de que estão num ambiente que oferece boas oportunidades, podendo criar um senso de segurança dentro da empresa uma vez que a organização está sendo bem percebida externamente.

Embora o foco principal da comunicação empresarial muitas vezes esteja no fortalecimento e na construção de relacionamentos de longo prazo, ela também pode ter um impacto imediato nas vendas.

Aparecer e investir em mídias relevantes e ter uma presença positiva pode sim aumentar a confi ança dos consumidores quase de imediato, impactando diretamente na decisão de compra. Portanto, a visibilidade da liderança e da marca, através de uma boa comunicação empresarial, pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar e fortalecer a marca, a cultura empresarial, com impactos externos positivos, contribuindo significativamente para o engajamento e satisfação interna, especialmente dos funcionários. Os benefícios da comunicação efi caz são vastos , estendendo-se bem em ganhos imediatos e criando uma base sólida  para o futuro.

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