Com menos de 5 mil habitantes, Mato Leitão é um município charmoso localizado entre os Vales do Taquari e Rio Pardo. O cultivo de flores assegura fama nacional à cidade conhecida pelas orquídeas.
O título foi oficializado em 2009, sendo herança do ferreiro Edmundo Konzen. Ele distribuía às flores aos vizinhos e se tornou o grande incentivador do cultivo no município.
Atualmente, o SS Orquídeas transformou essa paixão em negócio. No orquidário instalado na RSC 453, o turista pode caminhar pelas duas estufas cheias com cerca de 30 mil plantas. Aberto até nos domingos, tem flores premiadas e diversas opções para venda.
Também às margens da rodovia estadual, o Paradouro Santa Inês é o principal ponto gastronômico da cidade. O carro-chefe são as cucas artesanais e gourmets. Ao total, são 57 sabores revezados na produção.
O cardápio completo conta ainda com tortas, sanduíches, pastéis e doces em geral, além de vários tipos de cafés. Tudo isso em um espaço amplo com de 260 metros quadrados com mesas para degustar as delícias com conforto. A parada ideal em Mato Leitão.
Na área central, os prédios dividem espaço com campos verdes. Cenários bucólicos que evidenciam a beleza de Mato Leitão.
A Igreja Matriz Santa Inês dá um toque de modernidade na principal avenida. Inspirada nas obras de Oscar Niemeyer, foi inaugurada na década de 60 com estilo futurista que chama atenção dos visitantes.
Ao lado, está localizado uma praça arborizada com o monumento que homenageia o colonizador João Carlos de Freitas Leitão. Foi quem iniciou a comercialização dos lotes e acabou nomeando o local como “Leitão Wald”, denominação alemã que aportuguesada significa “Mato Leitão”.