“O problema com o mundo é que os estúpidos são excessivamente confiantes, e os inteligentes são cheios de dúvidas.” Bertrand Russel(1872-1970) (matemático e filósofo inglês)
Mudar ou não mudar será uma das questões que se colocará na frente dos lajeadenses nesse próximo mês de outubro. Optar pelo frescor da mudança ou pela garantia da continuidade? Vence quem convencer mais eleitores!
A nós coube o papel de perguntar aos filósofos e pensadores que se dedicaram a política sua opinião.
O ano que se inicia traz junto uma nova eleição para prefeitos e vereadores. Todos os partidos fizeram alianças. O quão importante é para um político manter sua palavra?
Responde Thomas Hobbes, filósofo inglês autor da obra prima Leviatã: “O homem é lobo do homem, em guerra de todos contra todos”… “Os pactos, sem a força, não passam de palavras sem substância para dar qualquer segurança a ninguém.” Complementa Nicolau Maquiavel, italiano, o príncipe dos filósofos políticos: “São tão simples os homens e obedecem tanto às necessidades presentes, que quem engana encontrará sempre alguém que se deixa enganar”…dessa forma …”na política, os aliados atuais são os inimigos de amanhã.”
Como podemos avaliar um bom candidato?
“O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta… Eu creio que um dos princípios essenciais da sabedoria é o de se abster das ameaças verbais ou insultos.” (N. Maquiavel)
Para se tornar verdadeiramente grande, é preciso estar ao lado das pessoas, e não acima delas.”(Montesquieu)
Muitas pessoas desiludidas com os políticos não participam da política e até mesmo se abstém de votar. O que se pode dizer para elas?
Responde Antonio Gramsci, escritor e político italiano: “ Odeio os indiferentes. Como Friederich Hebbel acredito que “viver significa tomar partido”. Não podem existir os apenas homens, estranhos à cidade. Quem verdadeiramente vive não pode deixar de ser cidadão, e partidário. Indiferença é abulia, parasitismo, covardia, não é vida.”
Essa é uma época de muitas promessas, como aproximar da realidade o canto de sereia dos políticos na época de eleições? Responde Montesquieu, filósofo e político francês famoso pela teoria da separação dos poderes: “Quanto menos os homens pensam mais eles falam”… “A pessoa que fala sem pensar, assemelha-se ao caçador que dispara sem apontar”. E não esqueçam do seguinte,cutucou Maquiavel: “Vale mais fazer e arrepender-se, que não fazer e arrepender-se.”
Que conselhos podemos dar aos eleitores para que valorizem seu voto?
“Quem não se ocupa de política já tomou a decisão política de que gostaria de se ter poupado: serve o partido dominante.” (Max Frisch – arquiteto e escritor suíço)
“O maior castigo para aqueles que não estão interessados em política é serem governados por pessoas que estão interessadas em política.” (Arnold J. Toynbee – historiador Inglês)
“O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade.”Albert Einstein.