Há 46 anos, a Construtora Giovanella, com sede em Lajeado, promove o desenvolvimento das infraestruturas de todo o Rio Grande do Sul. Fundada em 1978, a empresa é um exemplo de como ressignificar experiências e transformar jornadas. Afinal, sua atuação com obras de pavimentação asfáltica, de médio e grande porte, com serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação e acessibilidade, resultaram também em novas trajetórias para empresas, municípios e cidadãos.
Segundo Darci José Giovanella, fundador da empresa, a história da Construtora inicia após uma tragédia. Aos 23 anos, ele viu a empresa de sua família de mineração de pedras preciosas e semipreciosas ser destruída por um incêndio em 1977. “Na época, tínhamos dois tratores e um compressor. Ficamos com um trator, vendemos os outros dois para arcar com as dívidas e iniciamos com a atividade de terreplanagem”, recorda.
A empresa tomou forma oficialmente com os irmãos Darci, Nilson e Marisa. A bagagem e os vínculos oriundos da experiência com mineração permitiram a Construtora Giovanella atender diversos serviços por todo o Vale do Taquari. Porém, foi no início da década de 1980 que as coisas mudaram de patamar, com a aproximação do setor público.
“Na ocasião, estava sendo construído o Pólo Petroquímico de Triunfo. Foi quando assinamos nosso primeiro grande projeto. No caso, com a Corsan, para o desenvolvimento do Sitel – Sistema Integrado de Tratamento de Efluentes Líquidos do Pólo Petroquímico”, conta Darci.
Crescimento responsável
O desenvolvimento de um trabalho sólido e ascendente foi de fato consolidado em 1986, depois da publicação do Decreto-Lei Nº 2.300, de 21 de novembro, a primeira lei voltada à regularização das licitações no Brasil. A nova legislação passou a exigir que as empresas concorrentes tivessem um histórico assegurado de obras realizadas.
Como a Construtora Giovanella contava com essas garantias, foi possível ingressar nestes processos que renderam resultados cada vez melhores. Na esteira dessa jornada, após estabelecer uma unidade em Porto Alegre ainda nos anos 1980, outro ponto marcante para a operação foi o Orçamento Participativo, desenvolvido pela prefeitura da capital, que encaminhou maior investimento nas regiões periféricas e permitiu o crescimento das empresas do setor.
“Desde então, às vezes em maior ou menor porcentagem, independente do cenário do país, nosso histórico sempre foi de crescimento. Hoje, temos cerca de 300 colaboradores atuando aqui no Vale, na Grande Porto Alegre, no Vale do Rio Pardo e no Vale dos Sinos. O trabalho deles é essencial para mantermos essa curva ascendente”, avalia Darci.
Uma história fundamentada sobre o trabalho
Para encontrar Darci José Giovanella no seu escritório de Lajeado ou no de Porto Alegre é preciso hora marcada e um pouco de sorte. Ele não passa muito tempo nas sedes. A maior parte da semana ele está na estrada, acompanhando as obras realizadas pela empresa.
“Se você me perguntar o que está acontecendo na obra lá em Porto Alegre, na avenida lá que deu enchente, eu sei te dizer o estado que ela está. Hoje eu visito quase 100% das minhas obras, eu pessoalmente. Todos os dias”, explica.
Isso faz parte da essência da Construtora Giovanella, o princípio de que o trabalho é o grande vencedor. “Se você trabalha bastante e corretamente, dificilmente você vai mal na vida. Então, quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho. Os colaboradores compram essa visão, aplicam isso no cotidiano, crescem e nos ajudam a crescer”, conclui.
“Quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho.” – Darci José Giovanella, diretor da Construtora Giovanella.
Construtora Giovanella
BR-386 Km 344 – Lajeado
51 3714-4633