Pesquisa evidencia gargalos

UM NOVO OLHAR SOBRE OS BAIRROS

Pesquisa evidencia gargalos

Na área de Meio Ambiente, limpeza pública é a demanda mais citada pela população entrevistada na pesquisa. Levantamento também mostra preocupação das pessoas com a coleta de lixo e o tratamento de esgoto

Pesquisa evidencia gargalos
Foto: Arquivo A Hora
Lajeado

Um dos gargalos urbanos mais conhecidos de Lajeado é da limpeza das ruas. Se em alguns bairros da cidade prevalece a organização e o cuidado com as vias públicas, em outros o cenário é bem diferente. Acúmulo de  entulhos, lixo verde e terrenos baldios com alta vegetação são só alguns dos problemas que enfeiam o  município.

Na pesquisa, a melhora na organização de limpeza de ruas e de terrenos foi a demanda mais citada, com 63,1% das menções na área do meio ambiente, saneamento e sustentabilidade. Possui relativa folga em relação às  demais prioridades. A organização do sistema de lixeiras e da coleta de lixo aparece com 38,6% das menções.

Acúmulo de lixo nas ruas, entulhos, presença de roedores, entre outros. Limpeza pública desafia gestores (Fotos: Arquivo A Hora).

O tratamento de esgoto, cuja cobertura atual em Lajeado é baixa, é solicitada por 37,3% dos moradores  entrevistados. Vale lembrar que esse investimento está previsto no marco legal do saneamento, com prazo para universalização do serviço até 2033.

Os problemas de saúde pública também aparecem em meio às demandas por melhorias na área de meio  ambiente, saneamento e sustentabilidade. O controle de insetos, pragas e roedores é citado por 33,9% dos  entrevistados. Já 31,4% escolheram o controle do abandono de animais na rua como uma das prioridades.

Sem lixeiras

No São Bento, uma iniciativa da comunidade motivou a retirada das lixeiras no bairro. Desde outubro de 2023,  os moradores armazenam dentro de casa os resíduos produzidos e colocam na rua apenas nos dias de coleta. O  caminhão passa três vezes na semana pela localidade.

Presidente do bairro, Marcos Aurélio Flores Linke explica que o projeto Lixo Zero teve boa aceitação na comunidade e foi implementado em todo o bairro depois de uma consulta popular, que teve 100% de aprovação.

As lixeiras foram retiradas de forma gradual ainda no ano passado. A iniciativa contribui para deixar o bairro  mais limpo e com menos poluição visual, já que o lixo não fica exposto a céu aberto e também não atrai   animais. “Felizmente muitas pessoas respeitam mesmo. Elas gostaram da iniciativa e aderiram”, comemora.

O São Bento foi o segundo bairro de Lajeado a implantar o projeto. Desde 2020, o Centenário não tem mais lixeiras. O projeto “Centenário 100 – Lixo 0” virou exemplo para outras áreas da cidade. Há propostas  semelhantes em estudo em outras localidades da cidade, como o Jardim Botânico.

Acompanhe
nossas
redes sociais