Os números apresentados nesta pesquisa desenvolvida pela Macrovisão refletem os anseios da população e os desafios para os 28 bairros. Não é um documento definitivo, mas confiável. O trabalho sério para a coleta de dados resulta em uma publicação histórica. Afinal, os três candidatos a prefeito receberão esse material em mãos. E, dele, podem extrair ideias e propostas para incorporarem aos seus planos de governo. Um movimento que evidencia o protagonismo do Grupo A Hora em discutir os rumos da cidade, em não se contentar com o papel de coadjuvante. Estamos aqui para servir à comunidade lajeadense.
Mais ligações
Precisamos de mais pontes. De Lajeado a Arroio do Meio. De Lajeado a Estrela. E também entre outras cidades da região. A enchente de maio nos ensinou que depender apenas de uma única travessia é arriscado. E fico satisfeito ao perceber que a comunidade entendeu a importância de falarmos sobre novas alternativas de ligação entre os municípios. Os números da pesquisa mostram bem isso. Não temos nada a perder. Portanto, reforço o que disse no começo deste tópico. Precisamos de mais pontes. Para logo.
Prioridade máxima
Oito áreas foram elencadas dentro do questionário para que as pessoas fossem perguntadas sobre quais áreas devem ser priorizadas pela futura gestão. E a primeira colocada da lista não poderia ser diferente: a reconstrução da cidade e ações para minimizar impactos das enchentes. Há pouco mais de três meses, vivíamos os dias mais difíceis da história de Lajeado. É um tema que vai permanecer ecoando por um bom tempo na sociedade. Até porque o trabalho ainda está longe de acabar. Em determinados casos, sequer iniciaram.
Calcanhar de aquiles
Não é de hoje que a saúde pauta discussões na câmara de vereadores e reuniões com associações de moradores. É uma área sensível e, ainda que represente uma parte considerável do orçamento de Lajeado, apresenta desafios a serem resolvidos pelos próximos gestores. A cidade cresce, a população aumenta e os serviços precisam estar em sintonia com esse ritmo acelerado. Seja com a ampliação das consultas e outros procedimentos, a reforma e construção de novos postos de saúde ou melhorias na UPA, a lista de demandas é grande.