Os três candidatos a prefeito (a) de Lajeado estreiam hoje a maior cobertura eleitoral do interior do Estado. O primeiro encontro de Carlos Ranzi (MDB), Gláucia Schumacher (PP) e Sérgio Kniphoff (PT) ocorre às 10h. E vem muito mais por aí. O Grupo A Hora realiza 44 debates com os 95 postulantes ao cargo máximo das prefeituras do Vale do Taquari, e também um encontro entre os três candidatos a vice-prefeito de Lajeado. Ou seja, serão 45 embates entre os agentes eletivos.
E tudo será amplamente divulgado em todas as plataformas de comunicação: rádio, aplicativo, jornal impresso e redes sociais (Facebook, Instagram e YouTube). Um serviço comunitário fundamental para a avaliação das propostas e das intenções dos partidos e coligações. É a “festa da democracia” a pleno e com a necessária isonomia. Há espaço para todos. Aliás, não haverá espaço para quem se esquivar dos confrontos públicos. Afinal, não podemos forçar o debate.
Fórum das Entidades provoca candidatos de Lajeado
Formada por 13 organizações civis de Lajeado, o Fórum das Entidades produziu e entregou um ofício aos três candidatos a prefeito (a) da principal cidade do Vale do Taquari. No documento, seis temas macros para pautar e nortear as campanhas e eventuais gestões de Carlos Ranzi (MDB), Gláucia Schumacher (PP) e Sérgio Kniphoff (PT): desenvolvimento econômico; desenvolvimento urbano; desenvolvimento social; sustentabilidade ambiental; segurança pública; e gestão pública. Entre os detalhes dessas demandas, destaque à regularização do comércio ambulante, criação de comitê para desenvolver projetos e captar recursos; políticas de qualidade de vida, de melhoria do ambiente natural e de atuação efetiva da guarda civil; fortalecimento da Defesa Civil; e aprimoramento da gestão pública com modernização e mais parcerias público-privadas.
TIRO CURTO
- As orientações a seguir foram publicadas pela câmara de Lajeado, mas valem para todos os legislativos municipais neste período de 45 dias de campanha. Em suma, são as regras e limitações impostas aos vereadores/candidatos.
- Os referidos parlamentares não podem realizar promoção pessoal ou propaganda eleitoral em pronunciamentos, inclusive em sessão plenária, reunião de comissão ou audiência pública.
- Da mesma forma, não podem ceder servidor para partido político ou coligação, ou realizar, durante o horário de expediente, campanha eleitoral para qualquer candidatura, partido político, federação ou coligação.
- Os vereadores também estão proibidos de fazer ou permitir o uso promocional, em favor de qualquer candidatura, partido político, federação ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social, custeados ou subvencionados pela câmara.
- Eles não podem guardar, estocar ou acumular material referente à campanha eleitoral na Câmara Municipal, mesmo em gabinete de vereador.
- Por fim, os vereadores não podem realizar a divulgação de filmes ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato, partido político, federação ou coligação, mesmo que dissimuladamente. E cabe ao eleitor fiscalizar, é claro!
Olhar do Lucas
Nosso peregrino das sextas-feiras andou pelo interior de Coqueiro Baixo e ficou impressionado com a beleza do cenário e das águas verdejantes do Arroio da Laje, em Linha Arroio da Laje.