Catástrofe impulsiona pedidos por novas ligações com cidades vizinhas

VALE DO TAQUARI

Catástrofe impulsiona pedidos por novas ligações com cidades vizinhas

Demandas por pontes alternativas que ligam Lajeado a Arroio do Meio e Estrela ganham força em pesquisa. Problemas do trânsito urbano também são evidenciados nas obras viárias consideradas prioritárias

Catástrofe impulsiona pedidos por novas ligações com cidades vizinhas
Comunidade mostra apreensão com demora na obra da 130. (Foto: Gabriel Santos)
Vale do Taquari

A enchente histórica de maio trouxe desafios significativos à mobilidade urbana regional. Por estar em uma posição privilegiada, Lajeado sofre diretamente com as consequências da catástrofe. A ligação com Arroio do Meio, por exemplo, ficou prejudicada a partir da queda das pontes de ferro e da ERS-130.

Ainda que a estrutura histórica sobre o Rio Forqueta tenha sido reconstruída em tempo recorde, foi necessária a instalação de uma travessia metálica temporária para a passagem de veículos pesados. Movimentos que evidenciaram a importância de mais alternativas para conectar as cidades da região.

Na pesquisa do projeto “Lajeado – Um novo olhar sobre os bairros”, a construção de uma nova travessia entre o município e Arroio do Meio foi mencionada por quase 80% dos entrevistados na área “novas pontes e obras viárias”. Além disso, a conclusão da construção da ponte da ERS-130 é citada por 60,8%.

Símbolo da resistência regional após a cheia, a ponte da BR-386, entre Lajeado e Estrela, permanece. Mas os danos causados à estrutura levantaram também a importância da construção de uma segunda travessia entre as duas cidades. Esta é a segunda demanda mais citada, por 68,1% dos entrevistados.

“Já passou da hora”

Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates e integrante do Comitê dos Bairros, Augusto Alves entende que obras de novas pontes são primordiais não apenas para Lajeado e municípios vizinhos, mas também para o Vale como um todo. As estruturas precisam ser pensadas de forma a não serem impactadas por eventuais enchentes.

“Na verdade, parece que já passou da hora de se fazerem essas novas ligações. Por um conjunto de motivos. O principal deles, claro, é o fato dos eventos catastróficos terem levado as passagens sobre o Rio Forqueta, o que criou uma situação crítica na região. Temos a ponte reconstruída, a temporária do Exército, mas só isso não basta”, alerta.

Alves acredita que, após a conclusão das obras na 130, os municípios devem aproveitar para utilizar o local da ponte metálica do exército para construir uma estrutura definitiva no local. “Daqui a pouco, podem pensar em aumentar os aterros, fazer as cabeceiras mais altas e colocar uma nova ponte ali. Acredito que essa é uma ideia que já está prosperando”.

Dentro da cidade

Mas não são apenas obras viárias na interligação com municípios vizinhos que moradores citam na pesquisa. A construção de anéis viários para interligar os bairros de Lajeado é considerado prioridade para 30,4% dos entrevistados, enquanto 23,8% consideram importante a criação de pistas para caminhada e ciclovias – item quase escasso na cidade.

Destaque também para a construção de elevadas nas avenidas de maior fluxo em Lajeado, citada por 32,5% das pessoas no levantamento. São consideradas, neste contexto, as avenidas Senador Alberto Pasqualini e a Benjamin Constant, que também servem como ligações secundárias a cidades vizinhas.

Área – Novas pontes e obras viárias no município

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