A enchente histórica de maio trouxe desafios significativos à mobilidade urbana regional. Por estar em uma posição privilegiada, Lajeado sofre diretamente com as consequências da catástrofe. A ligação com Arroio do Meio, por exemplo, ficou prejudicada a partir da queda das pontes de ferro e da ERS-130.
Ainda que a estrutura histórica sobre o Rio Forqueta tenha sido reconstruída em tempo recorde, foi necessária a instalação de uma travessia metálica temporária para a passagem de veículos pesados. Movimentos que evidenciaram a importância de mais alternativas para conectar as cidades da região.
Na pesquisa do projeto “Lajeado – Um novo olhar sobre os bairros”, a construção de uma nova travessia entre o município e Arroio do Meio foi mencionada por quase 80% dos entrevistados na área “novas pontes e obras viárias”. Além disso, a conclusão da construção da ponte da ERS-130 é citada por 60,8%.
Símbolo da resistência regional após a cheia, a ponte da BR-386, entre Lajeado e Estrela, permanece. Mas os danos causados à estrutura levantaram também a importância da construção de uma segunda travessia entre as duas cidades. Esta é a segunda demanda mais citada, por 68,1% dos entrevistados.
“Já passou da hora”
Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates e integrante do Comitê dos Bairros, Augusto Alves entende que obras de novas pontes são primordiais não apenas para Lajeado e municípios vizinhos, mas também para o Vale como um todo. As estruturas precisam ser pensadas de forma a não serem impactadas por eventuais enchentes.
“Na verdade, parece que já passou da hora de se fazerem essas novas ligações. Por um conjunto de motivos. O principal deles, claro, é o fato dos eventos catastróficos terem levado as passagens sobre o Rio Forqueta, o que criou uma situação crítica na região. Temos a ponte reconstruída, a temporária do Exército, mas só isso não basta”, alerta.
Alves acredita que, após a conclusão das obras na 130, os municípios devem aproveitar para utilizar o local da ponte metálica do exército para construir uma estrutura definitiva no local. “Daqui a pouco, podem pensar em aumentar os aterros, fazer as cabeceiras mais altas e colocar uma nova ponte ali. Acredito que essa é uma ideia que já está prosperando”.
Dentro da cidade
Mas não são apenas obras viárias na interligação com municípios vizinhos que moradores citam na pesquisa. A construção de anéis viários para interligar os bairros de Lajeado é considerado prioridade para 30,4% dos entrevistados, enquanto 23,8% consideram importante a criação de pistas para caminhada e ciclovias – item quase escasso na cidade.
Destaque também para a construção de elevadas nas avenidas de maior fluxo em Lajeado, citada por 32,5% das pessoas no levantamento. São consideradas, neste contexto, as avenidas Senador Alberto Pasqualini e a Benjamin Constant, que também servem como ligações secundárias a cidades vizinhas.