Impossível visitar a área central de Muçum sem reparar na Igreja Matriz Nossa Senhora da Purificação. Com um jardim verde e escadaria imponente usada até para apresentações artísticas, a construção evidencia a fé da população muçumense.
O templo está aberto ao público diariamente. Destaque interno para as belas pinturas do teto, medalhões de santos acima dos vitrais e os três altares.
A edificação da atual igreja data de setembro de 1917. A arquitetura obedece o estilo gótico-renascença com uma bela torre frontal inaugurada na década de 50. Após pedidos de devotos, a igreja adotou nossa Senhora da Purificação como padroeira, santa também conhecido como “dos Navegantes”.
Ao lado da igreja, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes foi construída como pedido para afastar da cidade males como o câncer. A imagem da mãe de Jesus, antes localizada dentro do templo religioso, ganhou novo lar na cavidade de concreto inaugurada em 1966.
Outro atrativo próximo é o Mirante de Nossa Senhora da Salete. A estrada até o local inicia aos fundos da igreja. Parte do trecho inicial sofreu com desbarrancamentos, portanto,a subida íngreme precisa ser feita a pé.
É uma caminhada de aproximadamente 300 metros até o pico onde foi instalada a imagem da santa. Com cinco metros de altura, veio diretamente da Itália comprada por um grupo de fiéis. Lá de cima, é possível ter uma visão panorâmica do centro de Muçum.
O charme do inverno
A queda de temperaturas acompanhada da geada transforma os cenários, principalmente nas áreas serranas do Vale do Taquari. Com os termômetros se aproximando de 0° C na região, a manhã gelada de terça-feira proporcionou imagens singulares. Abaixo alguns exemplos desse belo fenômeno na região.