“O voto dos eleitores indecisos será muito disputado”, afirma diretor da Methodus

LAJEADO

“O voto dos eleitores indecisos será muito disputado”, afirma diretor da Methodus

Quase 75% dos cidadãos entrevistados não saberia em quem votar se a eleição fosse hoje 

“O voto dos eleitores indecisos será muito disputado”, afirma diretor da Methodus
Pesquisador em comportamento político e diretor do Instituto Methodus, José Sauer
Lajeado

Primeira pesquisa de intenção de voto, ainda em meio à pré-campanha, mostra vantagem de Gláucia Schumacher (PP) na corrida eleitoral em Lajeado. A atual vice-prefeita aparece na frente tanto no cenário estimulado – onde os nomes são apresentados aos eleitores – quanto nas menções espontâneas dos entrevistados. O levantamento foi feito pelo Instituto Methodus, contratado pelo Grupo A Hora.

Na pesquisa espontânea, quase 75% dos eleitores não sabe em qual candidato a prefeito votaria, se a eleição fosse hoje. Conforme o diretor do Instituto Methodus, José Carlos Sauer, isso acontece devido à série de eventos que antecederam o período das eleições. “Passamos por um momento terrível com a enchente durante o mês de maio e nas últimas duas semanas, tivemos as olimpíadas. Durante esses momentos, pouco se falou em campanha.”

Na pesquisa estimulada, realizada pelo instituto Methodus, a candidata Gláucia Schumacher (PP), está liderando as intenções de voto com 35,8%, seguida de Carlos Ranzi (MDB) com 20,5% e Sérgio Kniphoff (PT) com 15,5%. Sauer relaciona a liderança de Gláucia a seu cargo no governo atual, como vice-prefeita e a alta exposição que ela teve durante a catástrofe climática.

Contudo, o diretor ressalta que o resultado divulgado hoje é baseado em uma decisão de votos com princípios em lembranças e não no que os candidatos representam para o futuro. “A pauta das cheias continua viva na memória dos cidadãos e por isso os candidatos devem apresentar propostas que compactuem com a realidade.” Ele acrescenta que essa porcentagem de eleitores indecisos serão muito disputados pelos candidatos, principalmente por Ranzi e Kniphoff.

Veja o comentário na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais