Na espontânea, 74% dos eleitores estão indecisos

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Na espontânea, 74% dos eleitores estão indecisos

A primeira pesquisa realizada pelo Instituto Methodus demonstra um eleitor lajeadense mais indeciso se comparado ao pleito municipal de 2020.Na pergunta “espontânea”, onde o pesquisador não apresenta os nomes dos postulantes ao entrevistado, 74% dos eleitores responderam que não sabem em quem votar para prefeito (a) no dia seis de outubro.

Na eleição passada, quando o embate também envolvia três candidatos – um deles à reeleição –, o mesmo instituto diagnosticou que 62% dos eleitores de Lajeado não sabiam em quem votar quando faltavam pouco mais de 45 dias para o encontro com as urnas.

Ou seja, e diante do elevado grau de indecisão, neste momento e cenário a eleição está em aberto na principal cidade do Vale do Taquari.

 

 

PP, MDB, e o PT

Em todos os cenários pesquisados e diagnosticados na primeira pesquisa divulgada pelo Grupo A Hora, Gláucia Schumacher (PP) aparece em primeiro e Carlos Ranzi (MDB) em segundo. Sérgio Kniphoff (PT), por sua vez, só aparece em terceiro na pergunta “estimulada” – a bem da verdade, em um empate técnico com Ranzi, no limite da margem de erro da pesquisa. Na “espontânea”, o terceiro agente político citado pelo público lajeadense é o atual prefeito Marcelo Caumo (PP). Outro dado em desfavor do PT é a rejeição. Kniphoff lidera com 30,3%, e Ranzi e Gláucia possuem 15,5% e 15%, respectivamente. Ou seja, e conforme as apostas iniciais já apontavam nos bastidores da política local, o caminho dos petistas poderá ser um pouco mais árduo. E a dificuldade está muito mais relacionada à histórica rejeição ao partido do que propriamente ao seu representante na majoritária.

“Trabalho de gente branca” arquivado!

O vereador Antônio Valesan (PTB), o popular “Pegari”, usou expressão racista ao afirmar, em dezembro de 2023, que uma obra realizada por empresa terceirizada carecia de “trabalho de gente branca” para ter melhores resultados. A declaração ocorreu na tribuna da câmara de Roca Sales, enquanto o parlamentar denunciava problemas no recolhimento de entulhos e ameaçava embargar atividades da empresa responsável. Na segunda-feira passada, o Legislativo arquivou a denúncia de quebra de decoro parlamentar devido à falta de quórum para forma a Comissão Processante.

Impacto (ou não) das enchentes na escolha do eleitor

A pesquisa do Instituto Methodus ouviu 400 pessoas em Lajeado. Dessas, 82% responderam que não foram atingidas pela recente e trágica enchente de maio passado. A mesma pesquisa aponta que 58,3% respondeu que “as cheias de maio e as consequências que trouxeram para sua vida” não influenciarão no voto deste ano para prefeito, enquanto 25,3% dizem que “influenciará” e 14% que “influenciará muito”. E a mesma pesquisa diagnosticou (em respostas múltiplas) que 23,5% dos entrevistados apontam a “reconstrução da cidade” como principal prioridade ao próximo prefeito, e 11,5% a “moradia”. Diante desses números, é evidente que as enchentes precisam pautar os debates e propostas dos candidatos. E aqui fica a minha torcida por projetos ousados e propostas de obras estruturantes.

A campanha ainda não começou

Embora a linha seja um tanto tênue entre alguns aspectos dos períodos de pré-campanha e campanha, a liberdade concedida aos postulantes a partir de amanhã deve impactar e muito os números verificados na primeira pesquisa realizada em Lajeado. É bom lembrar que só a partir do dia 16 de agosto será permitido aos candidatos pedir votos de forma explícita. Até amanhã, reforço, os esforços dos representantes do PP, do MDB e do PT (assim como dos partidos coligados) ainda são relativamente singelos e tímidos. Ou seja, nem tudo está perdido e não existe vitória antecipada.

O calcanhar de aquiles?

A saúde foi apontada pelos eleitores de Lajeado como a principal prioridade. De acordo com a pesquisa, o tema recebeu votos de 57% dos entrevistados, quase o dobro da segunda principal prioridade, a educação (30,3%). Na primeira pesquisa divulgada no pleito de 2020, a saúde também foi a mais citada pelos eleitores, mas o índice ficou abaixo do atual. Naquela ocasião, 49% dos entrevistados elencaram o tema como prioridade máxima ao futuro gestor. Não havia o fator “enchente”, é bem verdade. Mas as diferenças com o pleito passado chamam a atenção.

TIRO CURTO

  • Alguns pré-candidatos buscam articulação com opositores para, juntos, se esquivarem dos debates públicos. Mas eu tenho certeza que, ao fim de tudo, eles vão se dar conta da importância dos debates e devem deixar de lado, juntos, a pouco nobre pretensão de se esquivar.
  • Em Estrela, o prefeito e pré-candidato à reeleição Elmar Schneider (MDB) nomeou o presidente do Republicanos, Cristhofer Pereira da Silva, como o novo Diretor do Gabinete do Prefeito.
  • O governo de Lajeado encaminhou projeto de lei à câmara solicitando autorização para firmar Contrato de Parceria com a Certel, com a finalidade de reestabelecer e executar nova rede de baixa tensão no Bairro Carneiros e executar nova rede de baixa tensão no Bairro Olarias. E a matéria, claro, foi aprovada em plenário.
  • Impressão minha ou tem muito candidato a vereador que (muito provavelmente) nunca pisou em uma câmara e tampouco conhece o trabalho do poder legislativo? Em tempo, cabe ao eleitor provocar as futuras escolhas sobre tais possibilidades.

Acompanhe
nossas
redes sociais