Debate abre campanha eleitoral em Lajeado

ELEIÇÕES 2024

Debate abre campanha eleitoral em Lajeado

Carlos Ranzi, Gláucia Schumacher e Sérgio Kniphoff confrontam propostas e apresentam ideias para o município na manhã desta sexta-feira, 15

Debate abre campanha eleitoral em Lajeado
Lajeado

Um dia após a publicação da primeira pesquisa de intenção de voto, os postulantes a prefeito do município dão a largada para a campanha eleitoral nos microfones da Rádio A Hora. Carlos Ranzi (MDB), Gláucia Schumacher (PP) e Sérgio Kniphoff (PT) participam na manhã desta sexta-feira, 16, a partir das 10h, do primeiro debate promovido pela emissora nesta cobertura.

Os três nomes indicados à corrida para o Executivo municipal – agora oficialmente candidatos – foram convidados previamente, por meio dos coordenadores de campanha, e aceitaram os termos do debate. As regras foram apresentadas em encontro promovido na sede do Grupo A Hora, há cerca de três semanas.

Conforme o coordenador de radiojornalismo do A Hora e mediador do debate, Fabiano Conte, serão duas horas de duração e cinco blocos, onde eles poderão explanar ideias e confrontar propostas, além de se apresentar ao eleitorado de Lajeado. Nos intervalos, os candidatos poderão conversar com assessores.

Além da transmissão na Rádio A Hora 102,9, o debate pode ser acompanhado via streaming, no portal de notícias, e também em lives no Facebook e YouTube do Grupo A Hora. Antes, o programa “Frente e Verso” traz os preparativos para o encontro, mostrando a chegada dos candidatos à emissora.

Estrutura

No primeiro bloco, os três candidatos responderão a uma mesma pergunta, de tema a ser definido pela organização do debate. Já no segundo bloco, eles perguntam entre si, com base em temas sorteados. Haverá espaço para réplica e tréplica.

O terceiro debate contará com perguntas elaboradas por jornalistas do Grupo A Hora. Neste formato, um candidato responde, outro comenta e o primeiro faz a réplica. O quarto bloco permitirá as perguntas entre os concorrentes com tema livre, com espaço para réplica e tréplica. Serão duas rodadas de questionamentos.

Por fim, o último bloco será reservado às considerações finais, com três minutos para cada candidato. A ordem de perguntas e respostas de cada bloco será sorteada de maneira prévia, com a presença dos assessores.

Documento

Antes do debate, os três candidatos a prefeito receberão em mãos um caderno especial produzido pelo A Hora dentro do projeto “Lajeado – Um novo olhar sobre os Bairros”. O material detalha a nova pesquisa feita nos 28 bairros da cidade, onde são apontadas as principais prioridades para o município.

Participarão do momento da entrega do documento o diretor da Imojel Construtora e Incorporadora, Paulo Pohl, e o diretor da Macrovisão, Lucildo Ahlert.

Avaliação da primeira pesquisa

Em entrevista ao programa Conexão Regional, desta quinta-feira, 15, os três candidatos fizeram uma breve avaliação da primeira pesquisa de intenção de voto, divulgada pelo Grupo A Hora, no mesmo dia. O levantamento foi feito pelo Instituto Methodus. Confira um trecho do que cada um dos postulantes a prefeito disse:

  • Carlos Ranzi (MDB)

Ficamos satisfeitos com o primeiro resultado, levando em consideração que a campanha sequer começou. É uma prévia a respeito do que vem. Assim como a própria rádio já tem citado, a partir desta sexta teremos os primeiros debates, as primeiras apresentações de propostas, planos de governo, o que se deseja fazer para a cidade. É a oportunidade de nós falarmos a respeito de qual será a Lajeado do futuro, no pensamento de cada candidato.

Verificamos que vocês apresentaram vários números. Mas vemos ali que estamos em uma crescente a respeito do percentual em direção a próxima eleição. Nós estamos já colocados como segundo, em torno de 20,5%, mas acaba sendo notório que a gente está frente a uma disputa que vai acontecer bastante forte com a candidata Gláucia Schumacher e também com um baixo índice de rejeição. Então isso favorece a gente fazer um bom trabalho, apresentar todas as propostas.

  • Gláucia Schumacher (PP)

É claro que estamos satisfeitos com o resultado da pesquisa. Sabemos que é um retrato do momento, mostra a aprovação do governo atual e, com certeza, a confiança nas lideranças escolhidas para seguir em frente. Eu acho que a gente já pode perceber isso nesse primeiro momento. Para mim, demonstra que a escolha da coligação, esse grupo que a gente formou que tem propósitos em comum, Progressistas, PSDB, PL, Novo, Republicanos, também foi acertada. Mas quero destacar que essa pesquisa é apenas o começo, o início. A campanha eleitoral como nós sabemos, efetivamente, só começa nesta sexta, quando então vamos ter a oportunidade de apresentar nosso plano de governo, mostrar o que queremos fazer, apresentar as entregas, enfim. E apresentar coisas que a gente pensa em fazer diferente. Eu acho que esse momento é principal para também ouvir o que a população quer, o que a comunidade espera de nós.

  • Sérgio Kniphoff (PT)

A pesquisa eleitoral é retrato do momento. E isso ocorre no momento onde a campanha ainda não começou. Para nós, oficialmente, ela começa nesta sexta. E a gente tem uma série de estratégias para desenvolver a partir de agora. A pesquisa nos mostra números interessantes. Mostra tem 22% das pessoas estão indecisas ainda em quem votar. Na pesquisa espontânea, tem 75% das pessoas que ainda nem pensaram em quem votar. Nós temos uma margem de erro que é 4.9, que é uma margem de erro que nos favorece no ponto de vista de conquista de índices aí na pesquisa. O que eu quero dizer é que esses números nos ajudam a mostrar o tamanho do nosso desafio. Eles vão nos ajudar a construir estratégias, a partir de agora, que possam mostrar que a gente precisa trabalhar intensamente para tentar mostrar aos eleitores de Lajeado que temos um candidato que se preparou a vida inteira para ser prefeito da cidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais