De barco, a Defesa Civil, uma engenheira contratada pela CCR ViaSul e o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, vistoriaram a ponte da BR-386, no Rio Taquari, na manhã desta quinta-feira, 15. Rachaduras em um dos pilares centrais impressionam.
A ação foi executada hoje para aproveitar a redução do nível do rio, em cerca de dois metros, resultado da abertura das comportas na Barragem Eclusa, de Bom Retiro do Sul. A profissional da concessionária fez fotos do local.
Por meio de nota, a CCR ViaSul frisa que ocorreram análises dos pilares para garantir a integridade e estabilidade estrutural. Apesar das rachaduras, não há risco aos usuários. O monitoramento das partes danificadas será mantido e, ao mesmo tempo, uma empresa terceirizada trabalha para contenção e aumento no volume de concreto e base de aço.
Foram identificadas quatro estacas que precisam de reforço estrutural. Será feito ensaio para avaliar a integridade das estacas também ao longo do comprimento submerso de forma a determinar quais ações necessárias, com previsão de início para a manhã desta sexta-feira, 16.
A concessionária reitera que a estrutura não apresenta riscos e não exige necessidade de bloqueio imediato do tráfego. Pondera, no entanto, que em caso de qualquer alteração detectada no monitoramento, pode intervir no fluxo.